Se não conhece, vou te explicar o que é. Além disso, sugiro que você não pare de ler, pois é de extrema importância conhecer esse seguro.

O seguro DPVAT é uma indenização para vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil, seja motorista, pedestre ou até mesmo passageiro.

Criado em 1974, esse seguro visa indenizar vítimas que sofreram acidentes de trânsito. E sabemos bem que a todo momento estamos sujeitos a essa tragédia.

Publicidade

Hoje infelizmente o acidente de trânsito tornou-se algo corriqueiro, facilmente nos deparamos com motociclistas caídos pelo chão ou carros totalmente destruídos por um acidente.

No entanto, por mais que não tenha como reparar todos os danos causados pelo acidente, o seguro DPVAT pode ajudar a vítima dependendo da situação, com valores entre R$ 2.700,00 até R$ 13.500,00 (em casos de morte ou invalidez permanente).

Vale ressaltar que esses valores são independentemente do estado brasileiro em que a vítima sofreu o acidente ou do tipo de veículo.

Esse tipo de seguro a gente nunca espera utilizar, todavia, é bom saber e entender como funciona caso um dia precisemos .

Até porque, imagine que certo dia você está caminhando e quando menos espera, um carro lhe atinge. Seria trágico, não?

Pois é… Contudo, o seguro DPVAT é justamente para reparar os danos causados à vítima do acidente.

Quer saber mais detalhes sobre o seguro? Continue a leitura!

Quem pode solicitar o Seguro DPVAT?

Primeiramente, você precisa entender a fundo como funciona o seguro DPVAT e, em quais situações ele pode ser acionado para o recebimento da indenização.

Então, explicando melhor para que você entenda, o seguro DPVAT pode ser solicitado por pessoas que tenham se acidentado no trânsito com envolvimento de um veículo, como:

  • Carro;
  • Moto;
  • Ônibus;
  • Caminhão.

Outro fato importante é que o seguro não está limitado ao cidadão brasileiro, estrangeiros que tenham sido vítimas de acidente no trânsito envolvendo algum tipo de veículo também podem acionar o seguro.

Mas, um fato que você talvez não saiba e vou te contar, é que o seguro DPVAT não está restrito ao pedestre, viu?

Fique ciente que, motoristas e passageiros também têm o direito de acionar o seguro.

Aliás, antes que me esqueça de falar, saiba que não é necessário contratar empresa ou outro tipo de representante para solicitar o seguro.

Você também precisa saber que, a Caixa Econômica Federal é quem está fazendo a gestão dos recursos deste seguro.

Como acionar o seguro DPVAT

Agora que você já entendeu o que é o seguro DPVAT, vou explicar como acioná-lo, caso necessite.

É claro que esperamos nunca precisarmos acionar esse tipo de seguro, porém, é sempre bom saber como funciona, concorda?

Em meio a euforia e ansiedade devido ao trauma sofrido em um acidente, às vezes esquecemos dos nossos direitos ou pior, muitas vezes nem conhecemos.

Por isso, é sempre bom pesquisarmos sobre o assunto.

Quando for necessário acionar o seguro DPVAT, a solicitação de indenização tem que ser feita em uma agência da Caixa Federal ou através do app.

Fique sabendo que, o pagamento da indenização será realizado em até 30 dias após o pedido ter sido acatado e será depositado na Poupança Social Digital, através do aplicativo Caixa Tem.

Viu só como é fácil acionar o seguro DPVAT?

Aproveita e já salva nos favoritos do seu navegador esta matéria para o dia que precisar.

Passo a passo de como acionar o seguro DPVAT pelo app

Para quem não sabe ou está por fora do assunto, desde o dia 1° de fevereiro de 2021, a vítima que precisar acionar o seguro DPVAT pode realizar a solicitação através do app DPVAT.

Você pode baixar o aplicativo DPVAT na loja Play Store no sistema Android e na App Store no sistema iOS.

Para acessar o aplicativo você pode utilizar o mesmo login e senha do app Caixa Tem.

Bom, vou te mostrar um passo a passo para acionar o seguro DPVAT direto no app:

  • Pesquise o nome do aplicativo DPVAT e faça o download na loja Play Store ou App Store, dependendo do modelo do seu smartphone;
  • Após baixar o app, crie uma conta ou faça login usando seus dados de login do App Caixa;
  • Selecione a opção “Quero solicitar minha indenização DPVAT”;
  • Agora, informe os dados solicitados e envie os documentos digitalmente.

Documentos necessários para solicitar o seguro DPVAT:

  • Documentos pessoais da vítima: Para acionar o seguro DPVAT você precisará dos seus documentos pessoais, caso seja a vítima, ou dos documentos da vítima, caso sejam terceiros. Os documentos são RG e CPF.
  • Comprovante de residência atualizado: Antes de acionar o seguro, verifique se possui um comprovante de residência atualizado, pois é preciso que o seu endereço atual seja informado.
  • Foi encaminhado para um hospital particular após o acidente? Guarde o recibo das despesas: Se após o acidente você foi encaminhado para um hospital particular e consequentemente teve despesas médicas, deve guardar o recibo dessas, para solicitar o ressarcimento.
  • Ficha de primeiro atendimento após o acidente: Para solicitar o seguro DPVAT, você precisará ter em mãos da ficha do primeiro atendimento, esse documento é indispensável.
  • Prontuário médico:
  • Laudo médico constando a alta ou óbito do paciente;
  • Entre outros que sejam necessários em cada um dos casos específicos.

Possuir todos os documentos listados é de extrema importância, porque isso irá agilizar todo o processo de indenização do seguro DPVAT, além de evitar eventuais problemas.

Ressalto novamente que, você não precisa ter um intermediador como um advogado para realizar a solicitação do seguro DPVAT.

Somente com os documentos necessários e fazendo o pedido através do app, você já consegue acionar o seguro.

Outro ponto importante, é que todo esse procedimento do pedido de indenização do seguro DPVAT é totalmente gratuito. Ou seja, não há necessidade de você desembolsar nenhuma quantia.

Contudo, agora que te expliquei como pode acionar o seguro, você já tem todo o procedimento em mãos e já sabe quais a documentação necessária.

Então, é com você! Qualquer dúvida é só consultar a matéria novamente! Boa sorte!