Provavelmente, você já viu a sigla NFT em algum lugar que falava sobre investimentos e propriedade digital. Muitas pessoas estão aprendendo a investir, e assim, crescer neste mundo de ativos, o que faz essa sigla ser cada vez mais vista por aí.

Esse termo está sendo muito usado em portais de notícias e no mercado financeiro, o que despertou a sua curiosidade, com certeza.

Você já procurou sobre o que são as NFTs e não entendeu, e quer mais detalhes a respeito disso? Ou você quer saber se este caminho de investimento dará certo e valerá a pena?

Publicidade

Leia este artigo com tudo sobre investir em NFTs!

O que são os NFTs?

NFTs são tokens não fungíveis, e em outras palavras, itens únicos e colecionáveis, como por exemplo: Fotos, artes digitais e vídeos. Tokens são registros de transferência digital, que foram criados para plataformas registradas, ficando disponíveis para compra.

Na prática, já que o NFT é um título de propriedade de um item que pode ser colecionável, ele é insubstituível e original, e com essa exclusividade eles podem ser vendidos por bastante dinheiro, caso explodam o valor.

Pode ser que você não tenha entendido, então te mostrarei um exemplo mais claro a seguir, a respeito de tokens e sobre quem está investindo no momento.

As celebridades e as NFTs

Os tokens, como propriedades digitais são comprados por celebridades, como no caso do jogador de futebol americano Tom Brady, o melhor de todos os tempos. Ele se aposentou do futebol para se dedicar a sua empresa de NFTs, a Aurograph.

Outros exemplos de investidores de NFTs são Neymar e Justin Bieber, que viraram notícia após investirem milhões de dólares dessas propriedades digitais. Em específico, eles investiram em NFTs da coleção “Bored Ape”, onde tem macacos armazenados na blockchain Ethereum.

Lendo isso, agora você deve se perguntar porque famosos investem nessas propriedades ou artes digitais únicas. Continue conosco, para saber sobre todos os detalhes.

Por que celebridades investem em NFTS?

Bom, para explicar por que celebridades fazem estas apostas em NFTs, devemos ir por partes. Toda compra feita de uma arte digital, e em especial uma NFT que faz parte de um clube privado, como Neymar, Drake, Stephen Curry e Bieber fizeram ao investirem em NFTs, faz surgir um ambiente não muito acessível, tendo entradas exclusivas e crescendo bastante.

Isso é o mesmo que estar presente em um clube VIP, que possui alcance global e é 100% digital. Já que os NFTs são disponíveis em quantidade limitada, todos os lucros obtidos por a venda destes surgem a partir do movimento de procura alta e de revendas de unidades feitas por proprietários.

O envolvimento com celebridades e outros influenciadores também é um motivo muito relevante para celebridades estarem investindo em NFTs, assim como poder entrar em um jogo cheio de especulações, já que tudo diferente ou inovador que uma celebridade estiver fazendo gerará notícias e especulações sobre a mesma.

Eu posso me beneficiar investindo em NFTs?

Bom, após ver que as NFTs são os investimentos do momento entre famosos, você deve estar se perguntando: “Será que eu posso investir em NFTs também?” Ou você já está afirmando” eu não posso investir nisso, eu não sou famoso”.

É claro que você pode investir. Você pode arriscar simplesmente comprando um NFT com valor acessível, já que existem vários tipos e preços, e torcer para que ele exploda de valor, e assim você poderá vendê-lo.

Como exemplo, voltarei para coleção Bored Ape, que quando foi lançada, os dez mil macacos desta coleção custavam 0,08 ETH cada um, ou seja, cerca de US$119 mil durante a cotação do mês de abril de 2021. Comparando com os preços de hoje, será difícil você encontrar qualquer arte desta coleção por menos de US$300 mil, o que é positivo para quem investiu neles na época.

Uma outra possibilidade para fazer valer a pena o investimento em NFTs é mintar, ou seja, “montar a sua própria coleção”. A partir daí, como um novo criador, você dará origem a uma comunidade, tendo que atrair seus próprios compradores. E se você criar a sua própria coleção, um percentual de cada token investido irá diretamente para você, o que chamamos de royalties no mercado financeiro.

Como investir em NFTs?

Para investir em NFTs você precisa apenas ir para suas plataformas digitais, realizando a compra e venda. Por lá, você poderá investir em NFTs livremente. Alguns exemplos de plataformas com NFTs disponíveis são: Cryptopunk, NBATopShots e Axie Infinity.

Os tokens únicos podem ser precificadas ou pagos em moedas legalizadas ou criptomoedas como dólar ou ether, especificamente. Para começar a investir, você precisa ter uma conta nessa plataforma para realizar as transações básicas e de todo o tipo.

Plataformas para investir nos NFTs também possuem a opção de custos em suas operações, podendo ofertar um espaço para você expor digitalmente a sua coleção. Todo colecionador também pode ter uma carteira digital própria.

Por que a tecnologia de NFTs é poderosa?

Para todos os colecionadores que gostam de comprar objetos preciosos, como bolas autografadas, esculturas, chuteiras entre outros, a tecnologia das NFTs veio para proporcionar mais uma opção ao colecionar estes artefatos.

Por mais que esses itens possam ser vistos de graça pela internet, a titularidade deste será exclusiva para quem o comprou. Por isso, esse tipo de investimento possui valor no mercado, sendo uma ótima opção para investir e assim render bons lucros.

As NFTs estão crescendo cada vez mais na internet para algo mais valioso do que antes, principalmente em tecnologias blockchains, onde os NFTs são negociados, já que possuem poucas possibilidades de haver falsificações, com toda sua segurança.

Devemos lembrar que a pandemia deu força para essa transformação digital, dando a necessidade para pessoas comprarem e venderem online. E essa necessidade tornou popular esse tipo de investimento de compra e venda. Mas, será que para você valerá a pena investir?

Na realidade, vale a pena investir em NFTs?

É difícil prever os rumos que o investimento em NFT irá tomar, mas a verdade é que esse mercado investidor já passou de 40 milhões de dólares, se apresentando como um possível meio para investidores chegarem aos seus objetivos.

Mesmo assim, ainda devemos olhar por um lado crítico, já que o investimento em NFTs gera impactos ambientais, não possuindo garantias de lucros, já que nem todo preço de NFT explode, e favorece os nichos sociais ainda mais. Então, é questão de sorte o seu token investido sair do valor inicial e te beneficiar com a possível venda.

Bom, por fim qualquer dúvida você deve pesquisar perguntar a investidores especialistas e analisar esta e outras formas de investimento, a fim de decidir qual forma vale mais a pena para você.

Obrigado por ler este artigo. Compartilhe-o com seus amigos e conhecidos investidores, pois este artigo foi feito para vocês. Até a próxima!