Empréstimos podem soar como uma dívida que irá comprometer seu nome e impedir de comprar as coisas desejadas por você no planejamento de crescimento. Entretanto, quando bem administrado você consegue romper essa barreira, utilizando-o para fins melhores do que apenas colocar seu nome no Serasa. Conseguir crédito nem sempre é fácil, não é mesmo?
Mas o que poucas pessoas conhecem é como realizar essa travessia de maneira segura, o que pode acabar levando a tomadas de decisões precipitadas e que não levam em consideração o ambiente vivenciado ao seu redor. Quer saber mais sobre crédito? Confira todas as informações que você precisa saber para se destacar no seu negócio.
Precisando de crédito? Confira aqui alguns dos melhores cartões que funcionam para todos os tipos de perfis com certeza você encontrará o ideal.
O que é o crédito empresarial?
Crédito é uma palavra que remete a algo que está entrando em suas finanças de maneira positiva, há diversos modelos no mercado como os pessoais, financiamentos, consórcios… Apesar de ser muito comum entre os bancos, já vemos modalidades diferentes crescerem e criarem uma boa competição que favorece o empreendedor como:
- Crowdfunding: Um grupo de pessoas resolve se unir de maneira coletiva para apoiar certos projetos.
- Investidor-anjo: Não é uma instituição propriamente dita, mas pode contribuir tanto com o dinheiro físico, como com a sua experiência de mercado para fazer o negócio crescer ainda mais por tomar as melhores decisões
Agora que você já sabe tudo sobre crédito empresarial, veja os melhores momentos para assinar o contrato de um:
Qual o momento ideal para pedir crédito?
“Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates disse essa frase a milhares de anos atrás e p⁹arece que nunca envelhece, apenas melhora com a idade. Assim, você deve ter em mente um dos primeiros pontos que é a necessidade de capital de giro da empresa.
Com as vendas constantes, se você não consegue escalar facilmente a sua venda, é um grande sinal para adotar o crédito. O próximo, é bem comum também, com o rápido avanço da tecnologia, faz-se necessário sempre adquirir novos equipamentos para não ficar atrás no mercado e conseguir melhorar a vida dos seus funcionários, entregando produtos ou serviços com mais qualidades.
Como funciona o crédito para as empresas?
O crédito empresarial é feito para ajudar empresas que não tem um valor neste momento, mas pretendem expandir suas atividades e compensar o pedido de crédito com o pagamento das parcelas. E, uma das coisas que você não pode ficar sem pensar é sobre as documentações que podem ser exigidas na liberação do crédito para seu CNPJ.
Apesar de terem benefícios em relação à população em geral, podem ser muito mais burocráticos e tomar noites de sono se feito de maneira inadequada. Por fim, há casos em que são requisitadas garantias para que você possa dar a certeza de honrar as parcelas.
Principais documentos exigidos no crédito empresarial
Não dá para pensar em crédito sem antes entender a fundo como são os documentos cobrados. Por isso, os pilares geralmente são:
- Comprovante de pagamento das tarifas obrigatórias do CNPJ.
- Alvará de funcionamento.
- Contrato social.
- Atas ou aditivos do último aumento de capital devidamente registrado na Junta Comercial.
- Ata da eleição da diretoria.
- Balanço patrimonial e de resultados da empresa supervisionados e assinados pelos funcionários responsáveis pela área, geralmente um contador ou administrador.
- Escrituras
- Relação de bens.
- Recibo que comprova a entrega da declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal.
Caso tenha problemas ou dificuldades ao separar a documentação, a ajuda de um contador sempre deve ser considerada.
Benefícios de contratar um crédito empresarial
Antes de sair por aí assinando contratos, veja as principais vantagens que podem aparecer para você na contratação de crédito:
- Imposto de renda: É possível abater suas parcelas em possíveis gastos no Imposto de Renda que você precisa declarar atualmente.
- Crescimento: Com o fluxo de caixa ampliado, é muito mais fácil desenvolver a empresa.
- Atualização empresarial: Fazer a aquisição de equipamentos é uma das melhores formas de ajudar as empresas a se destacarem na concorrência na entrega de qualidade.
- Investimento em capital intelectual: Empresas são pessoas e pessoas com excelentes conhecimentos precisam de um bom retorno financeiro no salário para continuarem motivadas nas quatro paredes da corporação.
Quais instituições oferecem linhas de crédito para empresas?
Há uma infinidade delas e podem estar trabalhando juntas como o governo da sua região para ter ainda mais facilidade na adesão da população. Mas você pode ter um norte para começar sua procura, assim, os principais são:
- BNDES: Criado pelo governo, sempre ajudou e pretende continuar a sua eficácia para diversos empreendedores com linhas de investimentos que são grandes, desde o mais pequeno, até uma gigante em seu setor.
- Investidor-anjo: Grupos como o Bossa-nova e até mesmo programas como Shark Tank são pontes para o sucesso com essa modalidade de crédito.
- Sicredi: Este e diversas outras cooperativas, prometem uma taxa de juros menores para seus correntistas, ajudando e muito aqueles que não desejam ficar reféns das parcelas.
- Secretarias de desenvolvimento regionais: Verifique se o governo da sua região já tem programas especializados e que possam ser úteis a você.
- Bradesco: Um dos maiores bancos em atuação sob nosso território, o Bradesco consegue ser excelente para os empresários quando falamos em crédito.
- Caixa: A principal parceira do governo na distribuição de programas sociais precisa estar na sua lista de acompanhamento
Conclusão
O empreendedorismo é como uma filosofia, há diversas formas de conseguir o sucesso e você precisa definir a sua. Justamente porque cada empresa conhece as suas necessidades e objetivos. Assim, use as informações que absorveu durante a leitura do texto para sustentar o seu alicerce profissional.
Com isso em mente, planeje as próximas ações e use métricas para evoluir seu progresso, impedindo que você caminhe para cenários sem resultados eficazes para o negócio. Como dica final, nunca perca as atualizações que o blog proporciona, afinal, tudo muda muito rápido e você não pode virar um museu.
Agora, para ajudar mais pessoas a entenderem todo esse universo sobre crédito empresarial, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.