Precisando daquele empréstimo para organizar as finanças ou mesmo para dar aquela reforma na casa, foi procurar e ficou perdido com os  tipos de empréstimos no mercado?

Estamos aqui para acabar com toda essa confusão e descomplicar a sua vida.

É normal não entender de primeira tudo sobre esse mundo de tipos de empréstimo, são muitos detalhes, muitas informações novas que podem passar despercebido.

Publicidade

Vamos entender quais são e além disso quais os melhores para cada perfil de pessoa.

Tipos de Empréstimos: Pessoal

Vamos começar com um dos tipos de empréstimos mais conhecidos e utilizados no nosso mercado, o crédito ou empréstimo pessoal, não há uma pessoa que já não tenha ouvido falar nele.

Nesse tipo de empréstimo, acontece tudo direto entre cliente e instituição financeira e você pode usar o dinheiro da forma que melhor entender, sem qualquer limitação.

Lembrando que a maioria das instituições realizam avaliações de crédito e também podem consultar seu nome no SPC/Serasa.

Fique atento às condições de pagamento e taxas aplicadas pela instituição e não se esqueça de ler todo o contrato com bastante atenção.

Vantagens

Pedindo crédito pessoal você trata direto com quem vai te emprestar o dinheiro.

E dependendo da sua relação com a instituição pode acabar pagando juros muito mais baixos do que em qualquer outra modalidade.

Assim como conseguir prazos muito mais vantajosos para você.

Além disso tudo, pode ficar livre de consulta ao SPC/Serasa em caso de já possuir crédito pré-aprovado ou se já fez algum outro empréstimo com débitos todos em dia.

Desvantagens

Esse tipo de empréstimo não é recomendado para quem precisa de grandes quantias.

Pois como não há necessidade de garantia a instituição financeira arca com todo o risco caso o cliente não pague o valor total.

É sempre bom se planejar ao máximo antes de solicitar qualquer forma de empréstimo.

Mas nessa em especial você ficará sem o seu nome o que te impossibilita de realizar uma série de coisas.

Tipos de Empréstimos: Pessoal com garantias

Este se assemelha com o empréstimo pessoal comum, mas agora você precisa deixar de garantia um bem que está em seu nome para que a instituição financeira libere seu empréstimo.

O bem pode ser tanto um apartamento quanto um veículo, dessa forma o banco possui um meio de garantir o valor que for emprestado caso o cliente não cumpra com seus deveres.

Vantagens

Diferente do empréstimo pessoal que citamos acima, esse possui um limite muito maior e também possui juros muito menores, graças à garantia concedida pelo imóvel.

Tão rápido quanto o empréstimo pessoal você tem a possibilidade de utilizar uma quantia muito maior para conseguir realizar seus objetivos.

Como por exemplo, abrir o próprio negócio ou até mesmo terminar de pagar a faculdade.

Desvantagens

Tudo aqui parece muito bom, não é mesmo? Entretanto, você precisa tomar muito mais cuidado do que qualquer outro tipo de empréstimo.

Se o valor não for pago você irá acabar perdendo seu bem para a instituição financeira.

Tipos de Empréstimos: Consignado

Assim como os outros, funcionam diretamente de cliente para a instituição, mas tem como principal característica o desconto em folha de pagamento, funcionando para aposentados e funcionários públicos.

A avaliação feita está relacionada a porcentagem do seu salário que já está comprometido com empréstimos.

Uma vez que apenas é possível comprometer 30% do salário com isso.

  • Disponível para aposentados, funcionários públicos e pensionistas;
  • O valor não pode ultrapassar 30% do salário;
  • Você deve assinar o contrato para que o desconto caia em folha.

Vantagens

Um empréstimo com baixo risco para quem empresta, o que acaba gerando juros muito menores do que qualquer outro da mesma categoria.

Inclusive, a contratação é simples e por isso o valor pode ser liberado até mesmo na hora.

Desvantagens

Infelizmente o empréstimo consignado não está disponível para todas as pessoas, estando liberado apenas para funcionários públicos, pensionistas e aposentados.

Além disso, você pode comprometer apenas 30% do seu valor salarial.

Tipos de Empréstimos: Financiamento

Quem nunca precisou de dinheiro para comprar um carro ou moto?

Pois bem, financiamento é sim uma forma de pedir empréstimo, onde você recebe dinheiro do banco para comprar seu bem e paga a ele com taxas e parcelas pré-determinadas. 

Existe uma grande diferença entre esse tipo de empréstimo e os outros, no caso dos anteriores você pode fazer o que bem entender com o valor que for emprestado.

Já no financiamento, caso você desista da compra, o empréstimo é cancelado e fica entendido que você não pode fazer outra coisa com o dinheiro a não ser o que já estava determinado.

Vantagens

Feito para quem sempre sonhou em ter um imóvel ou carro, mas não possui todo o valor para comprá-lo de uma vez.

Com o financiamento você consegue adquirir seu bem tão sonhado sem se apertar, podendo pagar parcelas que cabem em seu bolso e com até 30 anos para terminar.

Desvantagens

Diferente dos outros tipos de empréstimos, o financiamento passa por um processo de avaliação mais rigoroso, por se tratar de um valor muito mais alto do que o habitual a instituição precisa se precaver.

Sempre é válido lembrar que por mais que as taxas não sejam as maia altas você precisa sempre se atentar ao seu controle financeiro.

Caso não o faça pode ser que perca o valor já quitado e ainda fique sem o seu imóvel.

Solicite Agora

Entendeu tudo sobre as modalidades de empréstimo mais utilizadas? Quer continuar acompanhando nossas dicas para não perder seu tempo nem dinheiro? Continue nos seguindo e compartilhe nosso conteúdo sempre que achar interessante!