Quando o assunto é investimento, o assunto parece que não tem fim, ainda mais nos últimos tempos que apareceram novas modalidades digitais e também as tradicionais ganharam bastante importância.

O principal pilar para a mudança desse paradigma na sociedade brasileira é a democratização do acesso a conteúdos de finanças pessoais. Possibilitando que pessoas do Brasil inteiro possam investir ou obter juros com o passar do tempo.

Entretanto, há um trabalho muito grande a ser feito, de facilitar o processo de aprendizado das pessoas e assim, atrair uma massa maior para que conheçam horizontes diferentes.

Publicidade

Para descomplicar de vez qual o investimento público ou privado para ter como opção principal, confira tudo sobre o assunto!

O que são títulos públicos?

De forma geral, títulos públicos são papéis que funcionam como captação de recursos das instituições para usá-los com um determinado fim. Por ser um investimento com menor risco de crédito numa economia. Válvula de escape para os investidores que estão enfrentando uma crise econômicas

Se dividem nos períodos em que o investidor define como será incluída a taxa de juros. Como por exemplo, os pré-fixado, com um valor definido antes de você fechar o contrato, veja:

  • Pré-fixado: Junção tanto do Prefixado, quanto do Prefixado com Juros Semestrais. No comum, a taxa de juros é definida pela instituição.
  • Pós-fixado: É o Tesouro Selic(LFT), com o valor da taxa Selic, acrescido de alguma taxa contratada pela instituição.
  • Híbrido: União de IPCA+ e IPCA+ com juros semestrais. Os dois resultam das taxas do IPCA com a pré determinada pela instituição.

Todos eles são uma forma de Dívida Mobiliária da União. Sendo possível só depois que criaram o Tesouro Direto, como centro para facilitar a vida das pessoas e agilizar os processos.

O que são títulos privados?

Apesar das milhares de instituições bancárias, financeiras ou empresas emitirem títulos privados, eles se enquadram de forma geral nas seguintes opções:

  • CDB: Uma das principais formas dos Bancos conseguirem capital de giro para suas operações.
  • LCI e LCA: Financiam projetos específicos como os imobiliários e agrícolas respectivamente.
  • LC: A Letra de Câmbio é a principal via para a apoio aos clientes da instituição para conseguirem créditos.
  • DEBÊNTURES: O fluxo de caixa é a principal quantia financeira na vida empresarial. Assim, os debêntures são provenientes de aportes dos investidores com o intuito de incrementar o fluxo de caixa interno.
  • COE: Um estilo de investimento que reúne tanto a renda fixa quanto variável para tentar trazer mais retornos aos seus aportes.

Quais as vantagens de cada título?

Entre as principais vantagens dos títulos públicos são:

  • Segurança: Em uma economia, uma das últimas instituições a quebrar é o Estado, assim transmite para os títulos essa força.
  • Sem carência: Facilitando você que não quer ter restrições na busca por títulos.
  • Acessível: Com valores que cabem no bolso de cada um, os títulos públicos atraem diversas pessoas

Quando o assunto são os títulos privados, não dá para fechar essa lista sem mencionar:

  • Isenção: Aclamado por muitas pessoas que cansaram de pagar impostos nos investimentos, os títulos privados podem ajudar a eliminar a recorrência desses nomes na sua vida.
  • Retornos maiores: Apesar do risco de investimento de subsi, é possível ter retornos maiores com o tempo.

Qual escolher?

Antes de bater o martelo, será necessário levar alguns pontos em consideração, por este motivo, não pense apenas no curto prazo.

Apesar de todo investimento parecer o mais benéfico possível, há aqueles que podem comprometer sua renda e você deve se afastar de todos que impeçam seu progresso pessoal.

De forma geral, pegue as características mais importantes que você considera em um investimento como probabilidade de pagar imposto de renda, lucratividade etc.

Elenque de zero a cinco, para cada quesito e como o título público ou privado se comportaria no seu caso. Com isso, a maior nota final seria o mais indicado.

Quais fatores influenciam os valores dos títulos?

Uma característica muito comum dos investidores, é acompanhar alguns cenários para decidir qual é a melhor opção de investimento para o momento e quais as oportunidades que o futuro consegue reservar, entre os principais pontos estão:

  • Situação econômica: Em cenários que a economia nacional começa a apresentar problemas, é natural que o caminho dos investidores seja o de títulos públicos, pelo fato do governo ser uma instituição com mais seguranças nesse período.
  • Risco de crédito: As probabilidades de certos investimentos não terem o retorno esperado para conseguir honrar com o pagamento.
  • Políticas públicas: De forma geral, é sempre analisado os contextos e cenários de todas as decisões que o governo pode tomar em relação à sociedade.

Declarar imposto de renda, é necessário?

A declaração do imposto de renda é aberta a todos os brasileiros, mas apenas alguns são obrigados a declarar.

Apesar de ser um investimento, a regra é diferente e você não precisa declarar, na maioria das vezes, os seus aportes.

No caso da obrigatoriedade, é preciso conhecer todas as regras para evitar que seu nome caia na malha fina e cause ainda mais problemas que poderiam se resolver facilmente, quando iniciados no tempo e no momento certo.

Por isso, a primeira coisa a ser levada em consideração é o faturamento tributável no ano de declaração, superando a marca de 28.559,70.

Ou, com investimentos superiores a 300 mil, indepente se chegou a ter um faturamento como falamos anteriormente.

Quais as melhores corretoras do Brasil?

Um dos caminhos mais simples para começar a investir em títulos públicos e privados é a através das corretoras que funcionam através da intermediação de investidores. Assim, segundo o Ibest, as melhores corretoras do Brasil são:

  • Inter: Uma das grandes vantagens do Inter é a integração com uma infinidade de serviços financeiros em um única aplicação e por isso leva a primeira posição.
  • Rico: Criando excelentes conteúdos para o público em geral, a Rico deve ser uma excelente escolha também.
  • XP Investimentos: Uma das maiores corretoras do Brasil e que já abriu capital para investimento nos Estados Unidos, reflexo da boa gestão e da qualidade do serviço oferecido aos clientes.
  • NuInvest: Resultado da aquisição da EasyInvest pela Nubank sendo uma união das qualidades das duas empresas em apenas uma plataforma de investimentos.
  • Modalmais: Apesar da XP já ter incorporado a Modalmais, é promessa de manter a qualidade dos serviços, sempre pensando nos benefícios que podem proporcionar ao investidor.

Conclusão

Imagine os próximos passos com o seu dinheiro rendendo juros para você, quais serão as melhores decisões de uso para ele?

Ter um propósito é crucial para manter a motivação ao longo de toda a vida como investidor. Com o tempo será algo natural caso esteja entrando nesse momento com o pensamento de aplicar o seu dinheiro com a expectativa de juros.

Não dá pra deixar de mencionar a capacitação constante em conteúdos sobre investimentos como o que publicamos constantemente no nosso Blog e você precisa acompanhar.

Agora, é possível ajudar mais pessoas a conhecerem o mundo dos títulos públicos e privados, use suas redes sociais e compartilhe para seus amigos e conhecidos a nossa postagem.