Quer começar a investir mas ainda não se sente tão preparado e seguro? Ou quer melhorar suas habilidades para conseguir rentabilizar o seu dinheiro? Os cursos online gratuitos sobre investimentos podem te ajudar muito com isso.  Hoje vamos te contar sobre 10 ótimos cursos de investimentos gratuitos e online, você nunca mais vai ficar em silêncio durante uma conversa sobre investimentos.

Qual a importância de fazer cursos sobre investimentos?

É impossível se dar bem no mundo dos investimentos sem conhecimento profundo e verdadeiro. Muitas pessoas querem começar e nem sabem por onde, não sabem os conceitos e nem quais serão seus primeiros e próximos passos. Por isso, os cursos que falam sobre investimentos ou sobre ferramentas para investir, podem garantir o sucesso do seu novo objetivo e te ajudar a ir muito além do que você imaginou, fazendo o seu dinheiro trabalhar ao seu favor, e não o contrário.

Os cursos apresentados na lista estão do mais fácil para o mais complexo e informativo:

1 – Minicurso gratuito – Tesouro Direto para Iniciantes (Udemy)

Com uma hora de duração em vídeo, o curso é destinado para iniciantes que desejam começar a investir em títulos do tesouro direto, que são os títulos mais seguros do Brasil e que permitem investimentos a partir de R$ 30,00 reais. Este curso pode frustrar aqueles que têm conhecimentos avançados sobre a área, justamente por ser um curso para iniciantes. E também pode frustrar aqueles que queiram ganhos muito expressivos no curto prazo, porque esse não é o objetivo do Tesouro Direto. Mas vai agradar aqueles que estão engatinhando nos títulos públicos e renda fixa.

2 – Curso Como Fazer Investimentos (FGV)

Esse curso gratuito da FGV é para aqueles que desejam adquirir conhecimentos essenciais para fazer investimentos passando pelas características de diversas aplicações, especialmente as relacionadas aos fundos de investimento.

3 – Como Fazer Investimentos 2 (FGV)

Saber investir e saber se planejar financeiramente é essencial para aqueles que desejam realizar seus sonhos e projetos. Esse curso mostra conceitos e métodos que ajudam a investir seu dinheiro com consciência sobre riscos e inteligência. Ele também apresenta todos os tipos de investimentos.

4 – O Básico Para Começar a Investir (Yubb)

Esse curso tem 11 aulas e 52 minutos de duração, e foi feito para quem não tem contato algum com o mundo dos investimentos ainda. Você aprenderá sobre poupar e investir, conhecerá os tipos de investimentos, as garantias e o passo a passo para começar a investir.

5 – Como Começar a Investir em Renda Variável (Yubb)

Esse curso contém seis aulas e 37 minutos de duração. Ele é para aqueles que já começaram a investir em renda fixa e querem começar a mergulhar no mundo das rendas variáveis. Durante o curso você aprenderá os principais investimentos em renda variável, fundos imobiliários, ETFs e ações com aula prática. Perfeito para fazer logo na sequência do curso 4.

6 – Introdução a Análise Fundamentalista de Ações (Udemy)

Com cinco horas de duração, esse curso fala sobre o universo da análise fundamentalista das ações. Ele é dividido em oito módulos e demonstra os pilares da análise fundamentalista básica, para investir em ações da forma correta, com todos os princípios de investidores.

7 – O que você precisa saber sobre Fundos de Investimentos (Udemy)

Esse curso contém 42 minutos de duração e é voltado para iniciantes interessados em fundos de investimentos. As aulas mostram as características desses fundos, vantagens e desvantagens e exemplos reais de como investir na prática.

8 – Administração Financeira (Coursera – Insper)

Esse curso tem de doze a quinze horas de duração e foi feito para durar por quatro semanas. A ideia é que você aprenda aos poucos e analise os principais demonstrativos contábeis de uma empresa, aprendendo também sobre fluxo de caixa e aprendendo a comparar investimentos e financiamentos com valor, taxa e afins. Curso com muitas informações e denso aprendizado.

9 – Matemática Financeira (CVM)

Começando do básico, esse curso não é especificamente sobre investimentos, mas traz as principais ferramentas para que você tenha sucesso e faça investimentos bem feitos, diminuindo as chances de prejuízos.

10 – Os Primeiros Passos do Grande Investidor (Levante)

Apesar do curso se referir aos primeiros passos do investidor, o conteúdo é muito completo e aborda temas como investimentos e estratégias alternativas no mundo das ações, com derivativos e outros. Com quatro horas de duração e dividido em trinta e oito vídeos rápidos, ele começa do início, te ensinando a abrir uma conta em uma corretora.

Esperamos que você conheça os cursos que mais se encaixam no seu propósito de aprendizado e que, de forma gratuita e online, você consiga aprender muito sobre o universo dos investimentos, seja renda fixa ou variável. Lembre-se que o conhecimento transforma, e no mundo dos investimentos, o conhecimento é peça chave para destravar o seu sucesso.