Apesar de todos os esforços governamentais em educação, vivemos atualmente com 7 a cada 10 famílias brasileiras endividadas.

Este é um reflexo de décadas, deixando de lado as finanças pessoais, levando milhões de pessoas a comprometerem sua renda e também o seu nome para conseguir alguns objetivos pessoais.

E um dos remédios que podem ter eficácia para esse problema está no ensino da importância dessa área na própria casa, principalmente nos integrantes ainda em fase de crescimento.

Publicidade

Como um suporte para isto acontecer, a mesada é uma forma muito conhecida de bonificar seus filhos, mas pode ir muito além disto, veja:

O que é a mesada?

A mesada é como se fosse uma mensalidade dada aos filhos por um certo período de tempo.

Entretanto, mais do que apenas dar uma quantia financeira, a mesada se torna uma das principais maneiras de se dar independência a eles e ainda ajudarem a criarem planos até a conquista dos objetivos pessoais.

Ajudando a formar um adulto ainda mais consciente em relação ao dinheiro que ganha. Formando um grande passo para mudar a realidade das famílias brasileiras.

Por isso, a mesada vem sendo considerada por algumas pessoas como um investimento, assim como bolsa de valores, renda fixa etc. Pois, no longo prazo, podem trazer retornos muito maiores do essa mensalidade atual.

Mesada x Semanada, veja as diferenças

Muitos pais entram em dúvida sobre qual modalidade de premiação financeira darão aos filhos para ajudá-los com as finanças.

Entre elas, está a periodicidade em que os pagamentos são realizados, pois ainda há diversas famílias que pagam semanalmente e não mensalmente como é bem comum de acontecer.

Uma das soluções possíveis é começar oferecendo uma quantia semanal e ir aumentando o intervalo de tempo em que são realizados os pagamentos.

Ajudando a dar uma dinamicidade a esse processo e evoluindo os processos mentais da criança com a utilização do valor.

Com o passar do tempo, você mesmo criará suas próprias regras a partir da observação do comportamento deles e buscará soluções personalizadas a essas demandas.

Vantagens da Mesada

Antes de começar a abrir a carteira, é preciso conhecer as principais vantagens que você pode ter quando começar a realizar o pagamento de uma mesada, veja:

  1. Consciência financeira: Muitas crianças ficam blindadas em relação a preços pois recebem tudo que pedem. Entretanto, com uma mesada, parte do princípio que será preciso tempo para alcançar os objetivos.
  2. Conhecimento dos preços: Esse valor, que pode ser mínimo, mas já causa o mesmo efeito enorme no cotidiano, pois haverá sempre uma comparação de quanto ele está recebendo e quanto será necessário para a compra.
  3. Colaboração: A participação ativa dos filhos em casa é um ótimo passo para estruturar a sua vida adulta e criar uma pessoa ainda mais responsável em administrar seu dia-a-dia.
  4. Ajuda na definição de metas: Com a quantia recebida, toda a parte de planejamento de vida começa a ser pensada e em alguns casos ajuda a desenvolver o espírito ambicioso.

Qual o valor ideal da mesada?

Segundo o Powpay, um cartão feito para incluir a mesada na vida dos filhos das pessoas, definem um valor de norte que pode ser usado por você, veja:

  • Com idade de até 12 anos entre 144 reais.
  • Com idade de até 13 anos entre 156 reais.
  • Com idade de até 14 anos entre 168 reais.
  • Com idade de até 15 anos entre 180 reais.
  • Com idade de até 16 anos entre 192 reais.
  • Com idade de até 17 anos entre 204 reais.

Em alguns casos, há famílias que apoiam os filhos até os 21 anos, devido principalmente a alta taxa de desemprego para essa faixa de idade que ainda está entrando no mercado de trabalho e não tem uma remuneração inicial alta.

Como ensinar investimento para as crianças?

Mesmo a mesada sendo um primeiro passo para as pessoas terem uma consciência financeira, é preciso ir progredindo e criando sua própria fortaleza do conhecimento.

Nesses casos, entra o papel dos pais e familiares vêm à tona para criar dinâmicas para estimular seus filhos a usarem seus conhecimentos na prática. Algumas ideias são:

  • Eduque: Muito mais do que apontar a etiqueta do produto, é interessante mostrar a eles todos os esforços necessários para conseguir os produtos. Atrelando o conceito de esforço para o trabalho e só assim vem a recompensa.
  • Seleção de compra: Na infância, ter um norte do que comprar e o que não comprar é essencial para estimular o aprendizado sobre tomada de decisões.
  • Use aplicativos: O celular é uma das ferramentas mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Dessa maneira, levar com ele os conhecimentos em finanças ajuda a dar mais leveza a esse processo de aprendizado.

Quais cartões podem ser usados por menores de idade?

  • Powpay: Uma forma de ensinar às finanças aos filhos e ainda ter um cartão próprio, controlando toda a experiência que seu filho pode ter usando ele. Seu aplicativo está disponível na Play Store e Apple Store.
  • Cartões adicionais: Muitos bancos oferecem modalidades de cartões de créditos ou débito adicionais para você personalizar para seus filhos e em muitos deles, não tem nenhum custo extra envolvido.
  • Mozper: Outra grande chance de ter um cartão exclusivo para seus dependentes é com o Mozer, que além das diversas funções, tem bandeira Visa. Para usar é simples, instale pela Play Store, Apple Store ou App Gallery.
  • nextJoy: Uma extensão dos benefícios que o cartão Next oferece, agora também para menores de idade. Use-o através da Play Store e Apple Store.

Conclusão

Criar uma pessoa mais consciente, financeiramente falando, não tem preço. As consequências de realizar uma ação tão simples como dar mesada às crianças pode ser a porta de entrada para uma pessoa de sucesso.

Lógico que nem todas serão a próxima pessoa mais rica do mundo, entretanto, terão sempre seus objetivos alcançados de carreira ou pessoais.

Resultando em uma sociedade ainda mais consciente e propensa a tomar as melhores decisões quando o assunto for finanças pessoais.

Agora, você pode ajudar mais pessoas a conhecerem tudo sobre as mesadas e como podem melhorar a vida dos filhos com atitudes simples, por isso, compartilhe nossa postagem em suas redes sociais.