É difícil imaginar o mundo sem as inovações tecnológicas e com os meios de pagamento não é diferente. Vem conhecer mais sobre o pix crédito!

No Brasil, até algumas décadas, o dinheiro físico era o que predominava na maioria das transações financeiras entre as pessoas.

Apesar da facilidade por um lado, sempre trouxe alguns problemas como a necessidade de carregá-lo para todo lugar na carteira, sendo alvo de possíveis roubos ou furtos, a falta de troco em certas regiões também se tornavam bem frequentes.

Publicidade

Estimulando alguns comerciantes a bonificarem as pessoas que levassem moedas ou dinheiro em menor quantidade para seus estabelecimentos.

Agora com o Pix, a revolução do dinheiro começa a aparecer e você precisa conhecer tudo sobre essa ferramenta, veja!

O que é o PIX?

Lançado no final de 2020, o Pix, não é sigla para nenhum nome, mas teve como base algo que remetesse a transações, pixel e tecnologia. Criado como principal função em ser um sistema instantâneo de pagamentos lançado pelo Banco Central, tem como principais objetivos:

  • Rapidez: 99% dos envios demoram menos que 10 segundos.
  • Facilidade: Qualquer pessoa consegue abrir uma conta pelo Pix.
  • Segurança: Permitindo que não perca o dinheiro pelas transações.
  • Multifunções: Esta versatilidade permite que as pessoas acessem diferentes formas de pagamento como o QR code.
  • Acessível: Gratuito para as pessoas físicas e com um preço muito abaixo do mercado para pessoas jurídicas.

Apesar de tudo isso, o Pix não ganhou vida para substituir outros meios de pagamento com o TED e o DOC, segundo as declarações dos responsáveis pelo sistema operando no Brasil.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar no Pix, a primeira coisa que você precisará fazer é ter uma conta corrente ou poupança atrelada a um banco existente.

Caso não tenha, você precisará enviar os documentos pessoais para que o Banco aprove e libere um número de conta para você.

Logo após, inicia-se a verificação dos dados pessoais e você precisará fazer as verificações dos documentos a partir de selfies usando o celular.

E, segundo o site Tecnoblog, uma das maiores referências da internet, elencou os seguintes bancos como sendo os melhores a disposição das pessoas, veja:

  1. Nubank.
  2. Banco C6.
  3. Banco Inter.

Depois, nas funções Pix do aplicativo, você pode cadastrar as seguintes opções como chaves de acesso:

  • E-mail.
  • CPF.
  • Código QR.
  • Chave aleatória.
  • Telefone.
  • CNPJ.

Como funciona a função Crédito?

Em teoria, o Pix Crédito, fará a integração do seu cartão de crédito para se tornar mais uma forma de pagamento.

Transformando o seu limite em uma forma de realizar pagamentos à vista. Outra coisa que também está sendo pesquisada é a porcentagem para liberar essa função. Assim, mesmo que você tenha um limite alto, não poderá usá-lo em sua integridade.

Na prática, o Pix crédito irá pressionar ainda mais os bancos digitais para criarem mais soluções e oferecer mais benefícios para seus clientes.

Assim, seu impacto não será apenas em ter uma nova forma de pagar pelo crédito, mas todo o sistema financeiro precisará se adaptar às novas realidades.

Qual o futuro do PIX?

O Pix é sinônimo de modernidade, felizmente, está sempre procurando novos meios de facilitar a vida das pessoas e já promete para os próximos lançamentos:

  • Pix Internacional: Para você que precisa sair do Brasil e deseja mais facilidade no processamento das suas compras.
  • Pix Débito Automático: Com essa função, seria possível agendar pagamentos em sua conta para possíveis despesas que você tenha.
  • Pix sem contato: Assim como os cartões de crédito e algumas carteiras digitais, o Pix poderá ter um meio de pagar apenas por aproximação.
  • Pix Offline: Mesmo que a internet já esteja em 8 a cada 10 casas brasileiras, o offline pode ajudar mais localidades, inclusive as remotas, a operarem.

Não é à toa que essa ferramenta já ganhou e pode ganhar ainda mais prêmios de reconhecimentos internacionais pelo excelente trabalho que vem realizando.

Assim, não perca as novidades sobre ele e mantenha-se constantemente atualizado com os conteúdos que publicamos aqui no Blog.

Principais dúvidas 

Pix cobra?
Não, é totalmente gratuito realizar transações por pix.

Funciona em feriados ?
Sem dúvidas, 24 horas por dia e 365 dias por ano.

O Pix é um aplicativo?
Não, o Pix é um sistema que conecta as instituições financeiras e você não precisa baixar nenhuma aplicação a mais para ter acesso.

Enviei errado, posso pedir o estorno?
Infelizmente esta opção ainda não está disponível, mas nada impede você de procurar as autoridades competentes para te ajudar nesta situação.

É obrigatório informar meu CPF para ter uma chave de acesso Pix?
Não, você pode informar outros dados ou se ainda assim não preferir, há opções de criação de chaves aleatórias para você usar o Pix sem qualquer preocupação.

Como não cair em golpes via Pix?

Em nenhum lugar do mundo estamos blindados com os golpes que podem acontecer na nossa vida.

Infelizmente, com o Pix não é diferente, dessa forma, a melhor maneira de evitar que aconteça com você é:

  • Atente-se aos whatsapps clonados, pois, muitas das vezes, mesmo números conhecidos podem estar sendo usados por criminosos.
  • Desconfie de atendimentos bancários que são iniciados sem que você tenha solicitado.
  • Confira antes de realizar o pagamento o QR code que você está passando. Assim, sempre pergunte para a empresa ou pessoa que realizar o pagamento se a conta que aparece realmente é a verdadeira.
  • Não passe dados sensíveis para terceiros em hipótese nenhuma. Mesmo com boas intenções, o cuidado para proteção deles pode não ser levado em consideração e cair nas mãos erradas.

Conclusão

É bom ver uma solução inteligente ganhando prêmios internacionais pela sua excelente capacidade em oferecer serviços de qualidade para seus clientes.

Ajudando a quebrar o mito de que nosso país não cria nada inovador. Pelo contrário, a todo momento está surgindo formas de facilitar a vida e mudando realidades para que as pessoas tenham condições dignas no sistema financeiro.

A outra boa notícia é que tem muito a evoluir para melhorar todo o ecossistema em que vivemos. Agora que você já sabe tudo sobre o Pix Crédito, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa ferramenta lançada pelo Banco Central.