Segundo pesquisas, viajar é o segundo sonho mais comum entre os brasileiros de todas as faixas de renda. A prova de como o lazer tem um peso enorme no planejamento financeiro e mental, um investimento para renovar as energias do ano que foi trabalhado, muitas vezes, de forma exaustiva. Hoje vamos te ajudar em uma etapa muito importante, a tirar o seu passaporte!

Para escapar da normalidade, é comum que as pessoas utilizem outros países para conhecer e entrar em contato com culturas que só viam por meio de alguma tela, seja de celular, computador ou televisão.

O lado bom é que o processo para concretizar isso através de um passaporte foi facilitado e você pode conhecer todos os passos necessários para transformar sua viagem em um sonho acordado, veja!

Publicidade

Porque precisamos de passaporte?

Um dos motivos para tirar o seu é que ele pode ser usado como documento como qualquer outro no Brasil, então você tem o poder de resolver pendências pessoais usando apenas ele. E, apesar de não parecer para alguns brasileiros, nosso passaporte é um dos mais fortes do mundo.

Sendo liberado a sua visita, sem a necessidade de um visto para mais de 150 países. Cada região tem um período determinado para ficar livre desta obrigação. Entre os principais documentos necessários estão:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de naturalidade
  • Documentos de quitação com a Justiça Eleitoral ( emitido pelo site)
  • Certificado de reservista.

Para as pessoas que desejam viajar, mas sem ter que apresentar o passaporte, o Estado tem parcerias com os países da América do Sul e basta apresentar um documento original com foto, já será liberado a sua entrada, mesmo sem esse documento. Veja quais são!

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela.

Como funciona o processo de retirada do passaporte?

A primeira parte é bem simples, todo serviço que irá ser realizado presencialmente será a partir do agendamento que você fez no site, clique aqui e vá direto para a página. Nele, será necessário informar seus dados pessoais e também realizar o pagamento da taxa de emissão do passaporte que atualmente está fixada em 257,25 reais.

O prazo ideal antes de uma viagem para fora do Brasil é que seja feito antes de 6 meses do período de embarque para evitar possíveis problemas com a logística de documentos.

O local físico para formalizar o seu pedido e também realizar a retirada do documento é tudo por meio da Polícia Federal. Depois de adquiri-lo, seu prazo de validade será de 10 anos. A contar da emissão no mês em que ele foi forjado.

Caso precise fazer uma viagem com este documento próximo a vencer, o ideal é sempre renovar para evitar problemas internacionais que atrasam a sua viagem e podem ser literalmente, uma pedra no caminho.

O que impede um brasileiro de retirar o seu passaporte?

Apesar de ser um documento possível para qualquer pessoa, é preciso que ela se enquadre em alguns requisitos para se tornar apta a ter um documento internacional em seu próprio nome, entre eles:

  • Não é um brasileiro naturalizado ou nato
  • Por algum motivo, não apresentou os documentos essenciais para a efetivação do documento.
  • Há algum processo judicial sob a pessoa física em que fica explícito a proibição de sair do país.
  • Não realizou o Alistamento Militar obrigatório no caso dos homens
  • Tem alguma limitação que o impede de deixar o estado de residência.

Uma dúvida que muitas pessoas têm sobre a limitação da emissão é a relação com o nome sujo no Serasa. E não, você não está impedido de tirar seu passaporte mesmo tendo o nome negativado. 4 maneiras de economizar na viagem

1.Moradia compartilhada

Sites como o Airbnb mudaram totalmente a forma das pessoas viajarem para outros lugares, antes, para conseguir um quarto tinha que recorrer a hotéis que tinham quase um monopólio da área turística da cidade.

O panorama mudou quando pessoas comuns e que tinham um espaço livre em casa começaram a ter uma renda extra ao alugar para viajantes da região.

2.Deslocamento

Um dos pontos positivos de aplicativos de transporte urbano com Uber, a forma como nos relacionamos para sair de um ponto para chegar a outro foram impactadas diretamente. Dando mais independência e a usuários que poderiam ter o risco de pagar mais caro dependendo da região onde estariam pedindo um taxi por exemplo.

O Lado positivo é que abriu caminho para diversos aplicativos que podem variar dependendo da região em que estará hospedado.

3.Compras em regiões turísticas

É comum em grandes centros a concentração do turismo em algumas regiões e com isso, aluguéis e preços são altos, repassando tudo para o consumidor que passa por lá. Em contramão disso, prefira locais um pouco afastados das regiões turísticas e que conseguem oferecer a mesma qualidade, com um preço muito abaixo.

4.Pagamento

Sempre prefira utilizar a moeda local do país que está visitando, caso o dólar não seja a moeda principal dele. Pois, em muitos casos o troco da sua compra irá ficar para quem recebeu a nota e seu dinheiro será gasto com uma facilidade muito maior.

5.Pesquise

Isso vale muito para as passagens aéreas, um exemplo claro de como os preços flutuam muito e uma coisa que pode ajudar é colocar um alerta de preço no site que pretende comprar e quando o desconto chegar você estará preparado.

Conclusão

Anotando os destinos que está aguardando ter o tão sonhado carimbo no passaporte ? Com um planejamento financeiro, é possível alcançar este objetivo de maneira saudável.

Sem a necessidade de recorrer a empréstimos, ou pior, estar em um país diferente e sem dinheiro suficiente para manter seus dias como turista. Comprometendo toda a experiência e limitando seu cotidiano a tentar sobreviver até a passagem de volta está disponível no aeroporto.

Nesse ponto, você já entendeu todos os passos envolvendo a sua viagem utilizando o passaporte, por isso, compartilhe essa postagem para que mais pessoas possam ter esse processo simplificado no seu trajeto.