Apesar de ser uma data muito celebrada por religiosos, o Natal ganhou um caráter muito comercial nos últimos anos, principalmente após a globalização dos países.

Assim, grande parte das pessoas se esforça ao máximo para conseguir fazer suas compras que podem precisar de vários meses para serem pagos. Impactando muito além de apenas um dia de gasto no ano.

Gerando um ciclo de descontrole das finanças pessoais, mas que poderá ter um fim, ao ler nosso texto, você estará pronto para tirar seu dia para aproveitar e sem a dor de cabeça de pensar no que precisará fazer para fechar as contas no azul.

Publicidade

1. Administre você mesmo

Apesar da sensação que nosso dia é muito corrido e que não podemos parar um segundo sequer para realizar determinadas ações é algo que custará ainda mais caro no seu Natal.

Nesse sentido, os kits prontos ou soluções que já foram elaboradas por terceiros sempre tem um valor agregado maior, visto o esforço e o preço que determinada empresa considera relevantes para elas.

Assim, investir alguns minutos do seu dia para colocar em prática seu Natal não é perda de tempo, mas uma vantagem para que no futuro você possa ter uma liberdade ainda maior financeiramente falando pelas boas escolhas feitas no presente.

2. À vista é sempre a melhor opção

O parcelamento a prazo virou uma prática muito comum, principalmente pela popularização dos bancos digitais que operam de maneira a aumentar a satisfação do consumidor propondo a divisão do valor total de inúmeras maneiras possíveis.

Com isso, os juros não deixaram de existir, apenas aparecem camuflados e ajudam a estruturar uma bola de neve que pode engolir o seu usuário em pouco tempo.

Para evitar isso, priorize fazer compras pagando à vista, negociando sempre um desconto por realizar deste modo e é um direito previsto no código de defesa do consumidor.

O principal motivo de fazer o pagamento integral é justamente porque não prevemos o futuro para saber se aquela parcela irá impactar negativamente seu cotidiano.

3. Não compre sem pensar

Os esforços do marketing atualmente se estenderam a inúmeras esferas e estão sendo ofertadas a todo momento, principalmente pelo uso do celular ou computador.

Assim, para que a empresa continue vendendo, precisa criar ofertas irresistíveis constantemente, criando a ilusão de que se não for comprado em um determinado preço, você nunca mais irá conseguir outra oferta.

Forçando na maioria dos casos a compra por impulso, feita sem analisar todas as variáveis possíveis nem considerado o fato que pode ser algo inútil a aquisição de determinado bem.

Por estes motivos, sempre foque nos itens que deseja comprar, sem fugir do planejamento, essa disciplina trará frutos no futuro.

4. Aproveite os benefícios de Janeiro

Com os esforços de consumo sempre impactando no Natal, muitas empresas não fazem promoção. Apenas mantêm o preço e criam características semelhantes a uma oferta de verdade.

Essa ilusão força os compradores a decidirem uma semana antes de 25 de dezembro, criando filas gigantescas em todo tipo de empresa que trabalha com o setor.

Com isso, a primeira coisa a se fazer é se tranquilizar e pensar como os produtos irão estar mais acessíveis em Janeiro. A falta de demanda pós Natal força a debandada de preços para cobrir os cursos de funcionamento

Uma vantagens que apenas poucos consumidores sabem aproveitar, mas que são os que fazem as melhores escolhas nas compras.

5. Faça tudo adiantado

Engana-se quem acha que as finanças pessoais estão limitadas a saber o quanto recebemos e quanto gastamos, algumas coisas ultrapassam as linhas de caderno.

Uma delas é deixar para última hora é quase um pecado capital para as pessoas e mesmo assim, todos os anos. Milhares saem de casa no mesmo horário esperando fazer as compras em cima da hora para compensar o tempo ocioso.

Esse ciclo da população poderia nem existir se todos nós fizéssemos nossa parte em nos organizar com os prazos estipulados para fazer as aquisições natalinas.

Portanto, mudar esses pequenos hábitos não resulta em ações benéficas apenas para você. Mas para toda a sociedade, visto que muitas pessoas podem aderir às boas práticas e cultivar o ciclo virtuoso.

6. Faça uma lista de presentes

Como dizia Alice no País das Maravilhas “ para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”, isso reflete muito quando somos estimulados a fazer compras sem planejamento.

Apenas passando o cartão porque o vendedor foi muito simpático ou apresentou uma novidade “imperdível” que aparece de 15 em 15 dias.

Além do fato que o teto financeiro já fica pré estabelecido, sempre adicionando os valores um pouco acima do imaginado para evitar surpresas e caso sobre. Você não precisará da quantia e pode ser usada para o que bem entender.

Esse ciclo virtuoso permite que você seja mais virtuoso em suas decisões, então não tenha medo da lista.

Conclusão

Agora que você está dominando as melhores práticas para criar um Natal espetacular e de forma economicamente sustentável. Compartilhe para seus amigos o post do nosso blog. Ajudando a democratizar o acesso a excelentes conteúdos de finanças pessoais.