As demandas por um síndico eficiente crescem a cada dia, uma vez que as cidades se desenvolvem e os prédios tomam conta de toda a paisagem.

E, diante dessa realidade, novos postos de trabalho estão surgindo, trazendo consigo uma avalanche de profissionais que precisam estar prontos para atuarem na área. Resultando assim, em uma boa remuneração pelos seus serviços.

Gerando um problema para muitos síndicos que desejam se formalizar para conseguir oportunidades melhores e serem mais bem recompensados pelos serviços a serem ofertados.

Publicidade

Por isso, veja uma sopa de informações recheada com os principais detalhes que cercam a vida do Síndico e você precisa conhecer:

Síndico consegue ser MEI?

Apesar de difícil, a resposta para essa pergunta é bem simples e objetiva: “Não”. Até o momento, não dá para ser síndico e usar a área para se declarar na abertura de um MEI.

Além de Síndico, há diversas outras ocupações que não podem operar como MEI nas legislações brasileiras como: médicos, nutricionistas, advogados, contadores, consultores, psicólogos, dentistas etc.

Para conferir todas as atividades listadas para serem autorizadas de funcionamento, clique aqui e veja a lista oficial do governo.

Outro ponto muito importante: não conseguir ser MEI não significa o fim do mundo. Afinal, temos à disposição várias opções de formalização, mas que precisam estar presentes na sua lista de objetivos.

Alternativas para o síndico se formalizar

Nem tudo é o fim do mundo, assim, você consegue a partir dos seguintes caminhos:

Microempresa

Para esse tipo de modalidade, você pode ter até 360 mil reais de faturamento e existem dois modelos de tributação. 

Além de que, uma grande vantagem é a possibilidade de contratar até 9 funcionários para te ajudar nas operações como síndico.

Assim, você precisa reunir os seus documentos e se dirigir até a Junta Comercial do seu município.

EIRELI

Até alguns anos atrás existia a modalidade de formalização denominada  Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Caso você tenha 100 salários de capital social, esta é uma boa opção para começar a se formalizar como MEI.

Entretanto, foi substituído pela Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). 

Sociedade Limitada

Apesar do nome remeter a Limitada, você tem diversos atributos à sua disposição como: não é preciso ter capital social para a abertura. Os sócios têm um meio mais simplificado de receberem a divisão dos lucros.

Por fim, nunca se esqueça de pedir auxílio a um contador especializado na sua área caso seja a primeira vez que está se formalizando. Os processos podem andar com muito mais facilidade e você terá menos problemas tributários.

Principais atividades de um síndico formalizado

É comum que você terá no seu cotidiano, algumas etapas como:

  • Administra as contas do condomínio;
  • Fiscaliza e coordena os funcionários que estão em contato com o ambiente físico;
  • Realizar cobranças com condominos em débito;
  • Mantém as contas em dia;
  • Organiza as assembléias do condomínio;
  • Torna a segurança do ambiente uma regra impossível de ser quebrada.

Apesar de tudo isso, é sempre recomendável não fazer algumas ações como:

  • Não expor moradores a situações constrangedoras, evitando comentários públicos sobre assuntos particulares;
  • Ir além do que as normas internas permitem;
  • Invasão da privacidade das pessoas;
  • Omitir informações que sejam de relevância coletiva.

O que é preciso ter no contrato de trabalho?

Um dos pontos cruciais é a documentação das duas partes, contendo o , Nome Completo, CPF, RG, Data de nascimento e as informações onde residem.

Constando também os direitos e deveres que precisam ser seguidos por todo o período em que seu contrato de trabalho se fizer vigente.

Torna-se fundamental também contar com duas testemunhas para garantir a força do contrato.

Além disso, o tempo da execução do contrato deve aparecer de forma clara, além de possíveis consequências caso ele seja interrompido por motivos determinados anteriormente.

É importante você deixar esse contrato o mais completo possível para evitar possíveis problemas que possam invalidar

Como é a carreira de síndico?

Para conseguir alcançar o sucesso como Síndico é necessário desenvolver algumas habilidades com o passar dos anos como:

  • Aprender a lidar com pessoas de diferentes perfis;
  • Disposição para sempre ter a qualidade de atendimento durante todo o expediente;
  • Capacidade de gerir conflitos;
  • Gestão de tarefas;
  • Organização e manter as tarefas do dia sempre em sintonia;
  • Habilidades administrativas, contábeis e de legislações que podem aparecer constantemente no trabalho.

Por fim, a aposentadoria dependerá da sua escolha de formalização, assim, se você pensa no longo prazo como síndico, é sempre interessante fazer as projeções futuras para não colocar seu esforço em algo indesejado.

Como ganhar ainda mais dinheiro como síndico?

Conseguir mais rendimento no final do mês é sempre o desejo de qualquer trabalhador, assim, os principais caminhos disponíveis para os síndicos são:

  1. Capacitando: É comum que futuros síndicos tenham diversas incertezas sobre a profissão, assim, com seu conhecimento de carreira você pode ser bem remunerado por ajudar outras pessoas;
  2. Condomínios: Cada região administrada pode render na mesma proporção do números de unidades conseguidas por você, por isso, é muito importante criar uma boa imagem na área;
  3. Complexidade: Nem todo condomínio é igual, por este motivo, as remunerações podem ser diferentes à medida que suas atribuições ganham ainda mais peso.Qualidade: Com o passar o xercício do seu trabalho, a qualidade sempre será um diferencial na remuneração.

Conclusão

Por fim, como você deve ter percebido, a carreira de síndico vai além de atender ligações ou passar recados.

Envolve diversas habilidades que sempre trazem um excelente retorno financeiro para os que se profissionalizam.

Assim, como qualquer carreira, não é do dia para a noite que o sucesso bate à porta. Com isso em mente, foque na sua motivação para não desanimar no meio do caminho para a carreira não perder o gás necessário ao aguentar

Agora, compartilhe o link da postagem nas suas redes sociais para que mais síndicos possam garantir um futuro melhor com a formalização correta.