As mudanças na taxa Selic deixaram a maioria dos brasileiros bastante ansiosos. Quando se fala de pessoas que gostam de investir, a taxa Selic é bastante importante. As pessoas ficam bastante ansiosas e diversas notícias saem da internet quando estamos às vésperas da reunião do Copom, comitê de política monetária.

Por acaso você entende qual a importância desse órgão no nosso país? Hoje nós iremos explicar tudo isso para você e como ele está ligado à taxa básica da economia. Continue a leitura e aprenda tudo sobre.

O que é o Copom

O termo comitê de política monetária é mais conhecido por Copom, a sua sigla. Este foi criado principalmente a fim de estabelecer critérios importantes para a economia Brasileira, que impactam diretamente o dia a dia e investimento de milhares de pessoas.

Publicidade

Esse órgão foi criado em 1996. Normalmente vinculado ao banco central, e Claro que ganhou um posto bastante importante na economia Brasileira, definindo diversas questões que se relacionam ao cenário monetário do país, como taxa de juros básica e Selic.

O presidente e todos os diretores do Banco Central do Brasil são membros deste comitê. Além disso, outros agentes ligados à economia Brasileira podem participar das reuniões. O departamento de operações bancárias e de sistema de pagamentos, o departamento de operações do mercado aberto, o departamento econômico e o departamento de estudos e pesquisas são alguns exemplos.

Nos Estados Unidos, existe um comitê federal chamado Federal Open Market Committee. Esse, por sua vez, é a versão estadunidense do nosso Copom. E serviu diretamente como inspiração para a criação do órgão brasileiro.

Para que serve o Copom

Quando é necessário alterar a dinâmica econômica Brasileira, é necessário haver uma reunião do Copom, por isso ele é um recurso bastante poderoso. Existem alguns objetivos básicos que são utilizados neste órgão. Quando falamos dos objetivos do Copom, falamos do estabelecimento das diretrizes estratégicas para adequação à execução da política monetária, definir uma meta para a taxa básica de juros Selic no Brasil e a divulgação do relatório trimestral de inflação.

É exatamente por conta dessas imensas responsabilidades que o Copom impacta diretamente na vida de milhares de investidores brasileiros. Qualquer alteração feita na taxa Selic, por exemplo, poderá fazer com que as taxas de juros que são cobradas em empréstimos e financiamentos mudam por completo.

O Copom também é um grande contribuinte para o Bacen conseguir executar a tarefa de controlar a inflação no país. Então não pense que os trabalhos param apenas pela taxa Selic, pois ele define o que deve ser seguido pelo mercado.

Quando surgiu o Copom

Como dito anteriormente, o Copom foi esperado nos Estados Unidos com o Federal Open Market Committee. Mas não apenas os estadunidenses deram as ideias aos brasileiros. O banco central alemão, com o Central Bank Council, também foi um grande inspirador.

Sendo assim, em 20/07/1996, o Copom apareceu sendo uma solução enorme para proporcionar transparência entre os investidores e os brasileiros com as diretrizes da política monetária. Além disso, foi uma excelente opção para escolher a taxa de juros.

Não foi apenas o Brasil que aderiu a esse tipo de modelo. Em 1998, inclusive, o banco central da Inglaterra aderiu a um similar. O Monetary Policy Committee é um dos mais famosos até hoje.

Apesar de ter surgido há tanto tempo até hoje, as regulações mudam dentro do Copam. Sendo assim, alterações são feitas a todo o momento periodicamente para manter as competências de seus integrantes.

Qual a relação do Copom com a Selic

Como já foi anteriormente citado, um dos principais motivos do Copom existir é para realmente conseguir fixar a taxa Selic. A cada 45 dias, é necessário haver uma reunião do Copom para decidir qual será a Selic, se ela deverá ser mantida ou modificada.

Além disso, é válido lembrar que a decisão acompanha toda a influência do mercado de investimentos, ou seja, a economia Brasileira conta bastante para decidir se a taxa deve ser aumentada ou deve ser mantida. É fundamental que você acompanhe sempre os movimentos dessa taxa, não só quando vai investir, mas também quando vai fazer um financiamento, por exemplo.

A Selic encontra-se no menor patamar desde que a taxa passou a ser utilizada como instrumento de política monetária, em 1999. Esse corte é, segundo o governo, previsto à tempos.

Controle da inflação

Acessos de juros mais baixos podem estimular os consumidores a comprarem cada vez mais, fazendo com que a inflação aumente em economias mais fracas. Por outro lado, se você tiver uma taxa de juros alta, poderá tornar o crédito ainda mais caro e tenderá a retrair o consumo, o que faz com que a inflação se reduza, consequentemente.

O Copom sobe os juros quando a inflação está alta e a baixa quando a inflação está calma. Assim, poderá facilitar a controlar a inflação do país.

Como são feitas as reuniões do Copom

Como dito anteriormente, periodicamente existem reuniões do Copom para decidir a taxa Selic. Por lá, elas podem ser reduzidas, aumentadas ou até cortadas. Isso normalmente é bastante frequente em notícias e portais, pois a reunião se aproximará. A verdade é que desde o ano de 2006, o Copom faz reuniões a cada 45 dias, ou 8 vezes ao ano.

Majoritariamente, esse tipo de reuniões acontecem às terças e quartas-feiras. No entanto, o calendário das próximas reuniões pode ser visualizado no site do Banco Central do Brasil. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre como funcionam as reuniões do Copom.

Quem são os membros

O Copom é composto por diversos membros diferentes, entre eles podemos encontrar um presidente responsável por avaliar informações e apresentar ações e outros documentos que são oferecidos para a tomada de decisões.

Além disso, alguns diretores do banco central também fazem parte do conselho, sendo eles o diretor de assuntos internacionais e gestão de riscos corporativos, o diretor de administração, o diretor de fiscalização, o diretor de organização do sistema financeiro e controle de operações do crédito rural, o diretor de política monetária, o diretor de política econômica, o diretor de regulação e o diretor de relacionamento institucional e cidadania.

Além disso, os 8 diretores deverão votar em alguma decisão do comitê e, caso exista um empate, o presidente poderá ter o voto que irá desempatar tudo.

Informações divulgadas na reunião

No primeiro dia do Copom, alguns membros da Bacen e chefes de departamento irão se reunir para decidir alguns dados relacionados à economia do Brasil. Veja esses dados agora:

  • Dados do sistema bancário.
  • Resumo do mercado monetário.
  • Detalhes sobre o câmbio.
  • Balanços de pagamentos.
  • Resenha da política fiscal.
  • Aspectos da inflação.

Já no segundo dia de reunião, os participantes deverão analisar os dados ditos anteriormente e outras informações que podem ser diretamente interferentes na economia Brasileira. Além disso, deverão ter um Panorama geral para conseguir avaliar de acordo todos os passos que serão tomados pelo comitê de agora em diante.

Após uma apresentação de propostas e debates, cada membro deverá se posicionar acerca do voto pelo corte, aumento ou manutenção da taxa Selic. Além disso, a votação consegue definir o posicionamento oficial do comitê.

Ao final de cada sessão de reunião deve e pode ser emitido uma ata contendo os assuntos que foram discutidos. Essa ata deverá colocar a meta da taxa Selic por um período. Além disso, se você quiser conferir, poderá entrar no site do banco central.

A reunião tem bastante termos técnicos, por isso é necessário que pessoas especializadas façam parte do comitê para que saibam opinar acerca dos diversos momentos econômicos que se vivem no país.

Calendário de reuniões

As reuniões acontecem de 45 em 45 dias normalmente, sendo assim, 8 reuniões por ano. Você pode conferir o calendário no banco central, mas colocaremos agora abaixo também:

  • 4 e 5 de fevereiro;
  • 17 e 18 de março;
  • 5 e 6 de maio;
  • 16 e 17 de junho;
  • 4 e 5 de agosto;
  • 15 e 16 de setembro;
  • 27 e 28 de outubro;
  • 8 e 9 de dezembro.

Como o Copom impacta os investimentos

O Copom impacta bastante nos investimentos, afinal, quando se altera a taxa Selic, que é a taxa básica de juros, afeta diretamente a precificação de quase todos os ativos que estão disponíveis no mercado de hoje em dia. O relatório com a ponta meio ajuda os investidores a tomarem decisões prósperas acerca de seus investimentos.

Fica ainda mais fácil decidir se é melhor adquirir o investimento pré ou pós fixados com base nas informações que o Copom solta acerca da taxa Selic. Portanto, fica cada vez mais fácil conseguir se nortear na hora de tomar alguma decisão importante acerca do seu patrimônio.

Qual a importância do Copom para a economia?

Ao longo do artigo, você já conseguiu perceber que a taxa Selic tem extrema importância na nossa economia, afinal, ela atua diretamente em cima de todos os investimentos do Brasil. Então o Copom tem extrema importância na nossa economia, já que é ele quem decide se vai manter, aumentar ou diminuir a taxa Selic.

Além disso, o fato de o Copom conseguir apenas utilizar o preço da taxa Selic aumentar ou diminuir a inflação do país é excelente. Algumas empresas podem se beneficiar ou se prejudicar de acordo com a queda ou aumento da taxa Selic, já que ele afeta diretamente os lucros de qualquer empresa.

Além disso, alterações na taxa Selic influenciam o preço dos produtos e dos serviços e, consequentemente, o poder de compra da população. Sendo assim, fica bastante claro o quanto o Copom é importante para que a nossa economia flua de maneira certa.