Você sabia que entre os investimentos mais recomendados no Brasil para iniciantes no mundo das aplicações podemos encontrar o tesouro Selic? O Tesouro Direto Selic é uma ótima opção para quem deseja aplicar, sabendo que poderá resgatar os lucros sempre que quiser.

Hoje em dia, existem vários tipos de títulos para investimento emitidos pelo Tesouro Nacional. Todos eles podem ser a curto, médio ou longo prazo. O tesouro Selic, por sua vez é a curto prazo, mas também temos outros títulos, como:

  • Tesouro Prefixado;
  • Tesouro Prefixado, com juros semestrais;
  • Tesouro IPCA+;
  • Tesouro IPCA+, com juros semestrais.

O que diferencia um investimento com juros semestrais e sem eles é que o primeiro realiza o pagamento de um cupom de juros de 6 em 6 meses, acumulando rendas. Já o comum paga todo o rendimento em seu vencimento, o que o torna mais rentável, por conta dos juros compostos.

Publicidade

Mas, o que é o tesouro Selic

O que é o Tesouro Selic?

Comprar títulos públicos é uma das maneiras mais sólidas e comuns de fazer investimentos em renda fixa no Brasil. Investindo dessa forma, você será um credor do Tesouro Nacional e estará emprestando uma quantia que futuramente será devolvida, baseado em uma rentabilidade e prazos que serão definidos no momento do seu investimento.

Em outras palavras, o Tesouro Selic faz parte do tesouro direto com uma rentabilidade pós-fixada, onde é definido como esse investimento irá remunerar um percentual exato que dependerá de quanto uma taxa deverá oscilar.

No caso da Selic, a rentabilidade está ligada à taxa de juros básica da economia, a chamada taxa Selic.  Essa taxa é atualizada em períodos pela Copom, Comitê de Política Monetária. Assim, ela utiliza a taxa Selic para controlar o crescimento da inflação nos preços do Brasil. Quando o Copom sobe a taxa no tesouro Selic, a remuneração também sobe, assim como quando ela é reduzida, a rentabilidade cai.

Como funciona o Tesouro Selic?

Qualquer investimento existente possui fatores consideráveis, a fim de avaliar o seu funcionamento na carteira de investimentos, seus objetivos e no planejamento financeiro. Tais fatores são:

  • Período de aplicação;
  • Aplicação mínima;
  • Custos envolvidos a respeito de taxas e tributos;
  • Liquidez da aplicação, obrigado a quanto tempo o capital demora para ser depositado na conta após a solicitação do resgate;
  • Rentabilidade;
  • Riscos envolvidos na operação.

Essa análise é essencial antes de investir, já que muitos investem sem um objetivo em mente, o que dificulta a direção de investimento. Esse título funciona de forma simplificada, onde você empresta seu dinheiro e recebe o de volta, lucrando com seus juros rentáveis. Possuindo uma ótima liquidez e rendimento próximo de 100% do CDI, o Tesouro Selic é emitido pelo Governo Federal, a instituição mais segura do Brasil.

Você sabe quem pode investir no tesouro Selic? 

Quem pode investir no Tesouro Selic?

Sem segredo, o Tesouro Selic é um título aplicável para qualquer tipo e perfil de investidor. Ele pode ser pessoa física, jurídica, investidor qualificado, estrangeiro ou quem investe ou deseja investir em fundos.

Devemos lembrar que o investimento no Tesouro Direto Selic ganhou bastante força nos últimos anos entre investidores pessoa física. Informações e conteúdos sobre o investimento se espalharam rapidamente, o que resultou nesse fato. Por isso, diversos poupadores que guardavam o dinheiro na caderneta de poupança migraram para o título Selic.

Isso aconteceu porque eles perceberam a alta liquidez e segurança que teriam ao investir. Mas, afinal o que é a taxa Selic? Continue lendo o artigo, e entenda de uma forma simplificada a respeito da taxa desse título tão rentável.

O que é a Taxa Selic?

No meio das pesquisas sobre o tesouro Selic, alguns podem se confundir a respeito da taxa Selic. Isso porque o rendimento desse título está atrelado à taxa mencionada. É essencial entender que a taxa Selic é a taxa de juros básica do Brasil.

Ela representa basicamente todo o nível de risco da economia do nosso país, já que ela tem muita chance de se aproximar do custo de dívida do governo do Brasil no mercado financeiro. Por isso, quanto maior for percebido riscos de mercado brasileiro maior será a taxa básica de juros, ou seja, a taxa Selic.

O que influencia o rendimento?

O rendimento desse título é influenciado pela sua taxa homônima diretamente. Ela é definida pelo Copom, onde é aumentada pelo Comitê assim que a inflação sobe, a fim de frear a elevação dos preços e manter a inflação próxima ao centro.

A cobrança de imposto de renda é o fator que promove o maior impacto acerca da rentabilidade da Selic sobre os lucros obtidos. Esse imposto começa em 22,5%, para investimentos de até seis meses. Após isso, ele vai tendo que é das gradativas até alcançar 15%, se o investimento superar dois anos.

Quanto rende o Tesouro Selic?

A rentabilidade do tesouro Selic é ligada à taxa Selic durante o período do investimento, junto a um percentual adicional que é definido na hora da aplicação. Sendo atualizada pela Copom quando o Banco Central eleva o valor da Selic, o rendimento do Tesouro Selic também possui uma alta. O mesmo com quedas.

Quais as diferenças entre o Tesouro Selic e a poupança?

Nos últimos anos, o tesouro SELIC ganhou bastante espaço no mundo dos investimentos por conta do aumento em conteúdos relacionados a finança em toda a internet. Já podemos perceber que o tesouro Selic e a poupança possuem algumas semelhanças, sendo usadas para propósitos parecidos ou iguais.

Mesmo com semelhanças, é mais do que evidente que investir no tesouro Selic proporciona uma maior segurança e rentabilidade. Por isso, alguns investidores podem se perguntar sobre as diferenças entre a poupança e o tesouro Selic.

Mesmo sem parecer são aplicações distintas, ao começar pela segurança. O Tesouro Selic possui mais solidez, o que é constatado pelo fato desse título ser o melhor pagador do mercado brasileiro.

Principalmente porque, mesmo se ele não possuir recursos para realizar os pagamentos aos investidores, ele poderá imprimir mais moeda, o que aumentará a base monetária, além de quitar os pagamentos. O Tesouro Selic também pode promover o aumento nos impostos para realizar esses pagamentos. Ainda está em dúvida se é melhor investir no tesouro Selic ou na poupança?

Investir na poupança ou no Tesouro Selic?

Para responder, devemos entender sobre o rendimento de cada um desses investimentos. Levando em conta que o tesouro Selic possui um rendimento agregado à taxa Selic, devemos entender a regra de rendimentos da caderneta de poupança:

  • Quando a taxa SELIC estiver menor ou semelhante a 8,5%, ela renderá 70% da SELIC + TR;
  • Quando a taxa estiver maior que 8,5%, ela renderá 0,5% ao mês + TR.

Contudo, por conta da regra de rendimento da poupança podemos ver que o tesouro Selic sempre renderá mais. Todavia, os títulos da Selic estão sujeitos às quitações de imposto de renda. Mesmo com essa previsão de tributos, o rendimento da Selic ainda supera o da poupança.

Quais são as características do Tesouro Selic?

Depois de entender sobre suas diferenças acerca da poupança, agora devemos falar sobre suas características, ou seja, seu posicionamento em tópicos, como:

  • Rentabilidade;
  • Liquidez financeira;
  • Taxas;
  • Tributação
  • Riscos.

Liquidez

Para começar, devemos citar a elevação da liquidez da Selic. Ou seja, ao precisar do recurso aplicado, o investidor da Selic terá uma segurança de resgate do capital com rapidez. O Tesouro Selic tem um tempo de resgate de D+1, o que significa que a solicitação de resgate do investidor está disponível na sua conta após um dia útil do pedido, prazo necessário para que ocorra a liquidação.

Rentabilidade

Sobre a rentabilidade do Tesouro Selic, as pessoas que investem não devem se surpreender tanto. O rendimento desse título está agregado a taxa Selic brasileira que não se altera em um curto prazo com facilidade, já que o próprio percentual anual da taxa Selic é modificado a cada 45 dias.

A cada fim desse período, o Banco Central do Brasil decide reduzir, manter ou elevar a taxa básica de juros, sendo mudanças vinculadas à inflação brasileira.  

Investimento de longo, curto ou médio prazo?

O tesouro Selic é conhecido como o investimento que possui adequação ao curto prazo, pois ele possui uma maior liquidez e segurança de rendas no momento de resgate. Possuindo potencial de remuneração maior, ele se torna diferente dos diversos títulos, porém sem uma garantia de lucro na hora da retirada do dinheiro.

Além da outra liquidez do Tesouro Selic, também existe a possibilidade de resgatar os recursos diariamente, recebendo-os em uma conta corrente até um dia útil.

Quais são os riscos do Tesouro Selic?

Os investidores atuais também têm muitas dúvidas sobre todos os riscos do Tesouro Selic. Primeiro, devemos destacar que esses riscos são pequenos. Isso porque ao investir no Tesouro Selic ou em outro título presente no Tesouro Nacional, o investidor será um criador do Governo Brasileiro.

O Governo é considerado o melhor pagador do mercado brasileiro. Isso porque se ele não tiver recursos para pagar seus credores ele poderá imprimir dinheiro, além de poder aumentar tributos da população e da empresa para quitar os pagamentos.

É possível perder dinheiro no Tesouro Selic?

Sim, é possível perder dinheiro aplicado no tesouro Selic, por mais que as chances sejam muito baixas. Todo o percentual de perda é pequeno ao realizar essas aplicações, sendo a única possibilidade de perda no curto prazo.

Na prática, se o resgate do título ocorrer em menos de 15 dias sendo um prazo variável após a aplicação, um investidor poderá perder dinheiro por meio de cinco fatores:

  • IOF;
  • Taxa da B3;
  • Imposto de Renda;
  • Variação de deságio ou ágio;
  • Spread de compra/venda.

Seja pelo risco de um título adquirido com o ágio ser vendido com o deságio dias após ao tesouro nacional, ou seja, por uma taxa de custódia da bolsa brasileira a B3, esses riscos ainda podem ocorrer. No entanto, esses riscos chegam a ser raros de acontecer.

Por isso, não é algo que os investidores devem se preocupar ao deixarem seu dinheiro aplicado no Tesouro Selic a curto prazo.

Quais são as taxas do Tesouro Selic?

Outra informação essencial que todo investidor deve saber é sobre as taxas do Tesouro Selic. Estes são os encargos em que os investidores podem se deparar ao aplicar neste título. As taxas existentes ao investir no tesouro SELIC são as seguintes:

Taxa de custódia da B3

O primeiro encargo ao fazer investimentos no Tesouro Selic é a inevitável taxa de custódia da B3, a bolsa de valores do Brasil. A possível taxa mantém a bolsa em segurança, assim como o funcionamento das aplicações dos investidores.

A cobrança da taxa é de 0,25% ao ano, se baseando no volume de todos os recursos aplicados por cada investidor no Tesouro Selic. Entretanto, se o investidor possui menos do que R$ 10.000 aplicados, ele não precisará pagar essa taxa além de existir um limite máximo no valor de R$ 5 milhões.

Taxa de custódia da instituição financeira

Outra tarifa é a taxa de custódia da instituição, o que pode ser evitado pelo investidor. Essa taxa também cobra se baseando em um percentual acima da quantia aplicada. Também devemos destacar que a maioria das corretoras de valores extinguiram essa taxa a bastante tempo.

Por isso, é aconselhável que o investidor aplique seus recursos no tesouro Selic para instituições financeiras que não cobrem essa taxa de custódia.

Taxa de administração da instituição financeira

A taxa de administração da instituição financeira é cobrada por algumas poucas instituições ainda. Com ela, a cada ordem de venda e compra de títulos o investidor deverá quitar essa taxa para as instituições. O valor pode ser de R$ 10, por exemplo.

Qual a tributação do Tesouro Selic?

Basicamente, a tributação do Tesouro Selic segue exatamente a mesma regra de tributação da renda fixa. Isso quer dizer que, quando uma pessoa investe no tesouro Selic, o seu rendimento terá uma tributação com o valor de acordo com a tabela de imposto de renda regressiva.

Além disso, também há uma cobrança do IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras. Nos tópicos seguintes iremos esclarecer tudo sobre esse imposto.

Imposto de renda do Tesouro Selic

Como dito, o imposto de renda do Tesouro Selic é cobrado, seguindo a tabela regressiva de atributos da renda fixa. Assim, ao investir o valor quanto mais tempo o investidor deixar ali menor será o percentual que ele recolherá acerca de seus rendimentos.

Seguindo esse sentido, as alíquotas periódicas de aplicação são, em porcentagens:

  • Até 6 meses: 22,50%;
  • De 181 a 360 dias: 20,00%;
  • De 361 a 720 dias: 17,50%;
  • Após 720 dias: 15,00%.

IOF do Tesouro Selic

Além do imposto de renda, os investidores também podem pagar o IOF do Tesouro Selic ao investir. Dessa forma, assim como em outros investimentos de renda fixa, esse IOF incide apenas sobre investimentos com capital resgatado em um prazo de até 30 dias.

Isso quer dizer que se o investidor deixar seu capital investido por no máximo 30 dias, ele não terá que pagar o IOF. Caso contrário, ele terá uma alíquota que incidirá sobre o rendimento de forma regressiva.

Quais as vantagens e desvantagens do Tesouro Selic?

Depois de entender todas as características do tesouro Selic, também devemos levar em questão as vantagens e desvantagens em aplicar nesse título. Analise os prós e contras do tesouro Selic, antes de começar a investir.

Vantagens do Tesouro Selic

Entre as principais vantagens em investir no tesouro Selic, temos:

  • Uma liquidez alta para os investidores sacaram seus recursos em D+1;
  • Uma aplicação, sendo garantida pelo governo Federal, o melhor pagador do mercado;
  • A segurança em ser um investimento pós-fixado e indexado a taxa SELIC;
  • O rendimento maior ao oferecido pela poupança;
  • O fato de ser acessível a qualquer tipo de investidor que tenha no mínimo cerca de R$ 100 para começar;
  • Investimento prático ao recolher impostos, o que acontece diretamente na fonte.

Desvantagens do Tesouro Selic

Por mais que tenha muitas vantagens em investir no Tesouro Selic, também existem desvantagens. São estas:

  • Um menor rendimento comparado a outros títulos públicos;
  • Ela não possui uma liquidez diária assim como a poupança;
  • O investidor não pode sacar aos feriados e fim de semana;
  • Ela possui encargo de custódia da B3;
  • Não possui um rendimento fixo anual pois ela depende da taxa SELIC;
  • Sofre com a incidência do imposto de renda, conforme sua tabela regressiva;
  • Sofre também incidência de IOF dos saques feitos com no mínimo 30 dias de aplicação.

Além do Tesouro Selic quais investimentos estão disponíveis?

É óbvio que a maioria dos investidores do tesouro Selic deixam todo o recurso que poderia ser sacado na aplicação, pois ela possui liquidez. No entanto, não podemos deixar de mencionar que também existem outros investimentos com liquidez alta disponíveis no mercado brasileiro.

Entre algumas aplicações, estão:

Certificado de Depósito Bancário (CDBs)

Os CDBs, Certificados de Depósito Bancário são a primeira aplicação da lista que possui uma alta liquidez no mercado. Inclusive, muitos investidores têm dúvidas ao escolher entre o CDB e o Tesouro Selic.  Existem várias opções desses certificados no mercado, com várias delas oferecendo liquidez aos investidores todos os dias.

Ao solicitar resgate de recursos provenientes do CDB, o investidor recebe-os no mesmo dia, exceto em feriados e finais de semana. De qualquer forma, essa liquidez é maior do que a do Tesouro Selic, que libera os recursos provenientes de investimento um dia útil após a solicitação.

Os CDBs basicamente são títulos de crédito privado de empresas financeiras que pegam recursos do mercado emprestando-os para terceiros. Por isso, a empresa procura lucrar com o spread entre o juro cobrado dos credores no mercado e o investidor do CDB.

No entanto, o CDB possui mais risco do que os títulos públicos por ser um título privado. Entretanto, os investidores de CDB possuem garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, tendo garantia de R$ 250.000 por CPF e instituição, caso haja falência ou um não pagamento por parte da empresa financeira que teria evitado o CDB.

Fundos DI

Os fundos DI, além do CDB também são concorrentes à altura do Tesouro Selic, quando falamos sobre aplicações de liquidez alta. Assim como o CDB, eles também possuem uma liquidez diária, e assim os investidores podem sacar seus recursos assim que solicitado.

É destacado que a regulação desses fundos obriga que eles tenham pelo menos 90% da carteira de aplicações investida em títulos agregados à taxa Selic ou ao CDI, o Certificados de Depósito Bancário, encargo derivado da taxa Selic. Ao aplicar, o investidor vira cotista do fundo DI, podendo acessar o rendimento e a evolução da cota do fundo.

Dessa forma, conforme esses títulos agregados rendam, a cotação dessa cota sobe, o que remunera os cotistas. Além disso, é importante saber que grande parte dos fundos DI rendem valores próximos à taxa Selic, além de também ser um investimento seguro por investir majoritariamente em títulos públicos, como o próprio Selic.

Vale a pena investir no Tesouro Selic?

Após saber mais sobre o que é, como funciona e quais são as vantagens de investir no tesouro Selic, assim como suas desvantagens muitos se perguntam se vale a pena realmente investir nele. 

Como você deve ter observado, essa é uma questão subjetiva, dependendo de fatores únicos que cada investidor deve levar em conta, como o objetivo do investimento, o prazo do investimento e o seu nível de aversão ao risco.

No entanto, podemos afirmar com segurança que vale sim a pena investir no Tesouro Selic, principalmente para quem deseja abrir uma reserva de emergência ou de oportunidade. Entenda como utilizar o investimento no Tesouro Selic para essas reservas.

Reserva de emergência

A primeira maneira de começar a investir é aplicar no Tesouro Selic para a reserva de emergência. Nessa reserva, você deverá guardar uma determinada quantia para utilizar em eventuais contratempos, como custear uma reforma não esperada, porém urgente, pagar uma multa eventual, cobrir uma franquia de seguro ou até mesmo arcar com custos médicos ou de emergência.

Por isso, usar o Tesouro Selic para abrir uma reserva de emergência é uma ótima forma de aplicar. Com essa aplicação, o investidor pode reservar o valor em uma aplicação separada e obter um retorno financeiro dedicado para essa reserva.

Reserva de oportunidade

Além da opção de reserva de emergência, o investidor também pode usar o Tesouro Selic para abrir uma reserva de oportunidade. De outro modo, utilizar o título como uma aplicação a fim de receber ótimos recursos para aplicar em eventuais oportunidades de investimentos no mercado brasileiro.

Essa estratégia de abrir uma reserva de oportunidade em investir no Tesouro Selic para ela pode ser eficaz para investidores que querem obter capital e liquidez suficiente para aplicar em momentos incertos economicamente, por exemplo, onde a bolsa de valores começa a apresentar boas oportunidades.

Sem uma reserva de oportunidades, o investidor poderia passar por um período de Circuit Breakers e queda na bolsa, sem possuir recursos para outros aportes em baixa.

É importante evitar essa possibilidade e fazer uma reserva ao longo do tempo no Tesouro Selic, pensando em oportunidades no futuro.