Se você já pensou em realizar a compra de um veículo, então, certamente com uma rápida pesquisa você deve ter percebido que possuir consigo um carro significa ter diversos custos. Pois, diferente do que muitos pensam, os custos não acabam ao realizar a compra do veículo. Veja como pagar o IPVA parcelado sem dor de cabeça.

Muito pelo contrário, pois você precisará arcar tanto com os custos de manutenção do veículo. Que dependendo do modelo pode ser maior ou menor, em alguns casos sendo um custo bastante pesado. Combustível, que segue a mesma lógica da manutenção, em alguns casos sendo um custo maior ou menor.

E por fim, temos os impostos, ao comprar o primeiro carro é bem comum encontrar dúvidas a respeito do pagamento do IPVA. Se esse é o seu caso, então saiba que esse artigo foi escrito especialmente para você. Pois aqui, além de te mostramos em detalhes como funciona o IPVA.

Publicidade

Também te mostraremos como funciona o parcelamento desse imposto, e como o parcelamento em questão pode ser realizado. Por isso, se você está procurando entender como esse imposto funciona. Saiba que esse artigo te cairá como uma luva, principalmente se você acabou de comprar o seu primeiro carro.

O que é o IPVA

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o que exatamente é o IPVA e como exatamente funciona. Muitas pessoas compram um veículo sem ter em mente o que é esse imposto. Indo direto ao ponto. O IPVA significa imposto sobre propriedade de veículo automotivo.

E isso significa que tanto carros quanto motos possuem a cobrança do IPVA, neste caso, se você possui um desses dois veículos, você precisará pagar o imposto de ambos. Lembrando que muitas coisas podem tornar o IPVA mais caro ou mais barato, como por exemplo o modelo do veículo.

No tocante ao valor que você precisará pagar, isso vai de veículo para veículo, vale frisar que existem meios de consultar o valor do imposto em questão. Por isso, se você está se perguntando quanto você precisa gastar com o IPVA. Acesse o site e realize a consulta do valor.

É possível pagar o IPVA com o seu cartão de crédito?

Assim como já mencionamos no início deste artigo, te mostraremos hoje como funciona IPVA parcelado. E nesse caso é de se imaginar que só é possível realizar o pagamento através do parcelamento do imposto só é possível ao utilizar um cartão de crédito na hora de pagar.

Por isso, se você tinha dúvida a respeito de se é ou não possível pagar com um cartão de crédito. Saiba que é sim possível, então, se você tem consigo um bom cartão de crédito e possui também um carro com um IPVA caro, você pode estar utilizando o mesmo para realizar o pagamento.

Isso só vale para o IPVA que atrasou?

Porém, quando se trata da utilização de cartões de crédito para pagar o IPVA parcelado, é muito comum encontrar pessoas que acreditam que a única forma de utilizar o cartão é no caso do IPVA atrasado. Entretanto, isso está completamente errado, pois é possível pagar qualquer IPVA.

No que diz respeito a pagamentos do imposto de propriedade de veículo automotivo, em qualquer caso é possível utilizar o cartão de crédito. Então, pode ficar despreocupado, pois você pode sim pagar com o seu cartão qualquer IPVA.

Quantas vezes é possível realizar o parcelamento?

Quando se trata de parcelar algo no cartão, é evidente que em algumas coisas você poderá parcelar em mais vezes. Já em outras situações poderá parcelar em menos vezes, então é evidente que uma dúvida a respeito da quantia de parcelas do IPVA iriam surgir. No que diz respeito a isso, o mínimo é de 3 parcelas e o máximo de 6.

Taxas de parcelamento

Que em alguns casos parcelar significa estar sujeito aos juros, isso todo mundo já sabe, e no caso do pagamento do IPVA utilizando o cartão. As taxas também existem, e quando se trata de juros em parcelamentos. Você com certeza deve lembrar que quanto mais parcelas, maior o impacto do juros.

E no caso do IPVA parcelado, a taxa é de 3%, por isso, tenha em mente que quanto mais parcelas você optar, maiores serão os valores.

Vale a pena?

Agora, temos uma grande dúvida a respeito desse parcelamento, será que realmente vale a pena parcelar? A resposta para essa pergunta é depende. Pois, caso o IPVA do seu carro ou moto seja barato, você consiga pagá-lo à vista. É evidente que esse valor ao ser parcelado não trará grandes benefícios.

Porém, quando se trata de parcelar um valor maior, realizar um parcelamento será algo muito benéfico. Principalmente se você não conseguir pagá-lo de maneira integral, e sentir que acabará o atrasando. Nesse caso, não pense duas vezes e realize o parcelamento do seu IPVA, essa será uma ótima forma de pagar o imposto em questão.

Como fazer?

E por fim, temos um ponto crucial nesse artigo, que no caso é te ensinar o que é necessário para realizar o parcelamento do IPVA. É importante ter em mente uma coisa, nem todos os cartões realizam esse parcelamento. Assim como nem todos os bancos oferecem esse serviço.

Nesse caso, te mostraremos a seguir alguns dos principais bancos que permitem que você possa pagar dessa maneira. O primeiro app é o banco Pag Bank, nesse app o cartão pode ser utilizado para esse propósito.

Assim como no caso do banco Picpay, oferecendo o mesmo serviço de parcelamento, portanto. Se você está procurando uma maneira de parcelar o seu IPVA, pode ir de Picpay ou Pag Bank. Pois, em ambos os casos, parcelar o IPVA do seu carro ou da sua moto será algo possível.