A Economia não está restrita ao ambiente acadêmico, com meia dúzia de profissionais dominando todos os assuntos e impedindo outras pessoas de acessá-los. Afinal, ela pode ser encontrada de maneira simples em todos os momentos da nossa vida. Um exemplo claro é a conexão direta com o supermercado. Entenda como a inflação acaba com o poder de compra do seu dinheiro.

Os preços dos produtos tem variáveis de incidência diferente se são estrangeiros ou nacionais, se está em falta, se as chuvas estão prejudicando a produção. Entretanto, muitas pessoas desconhecem tudo que pode contribuir para afetar o bolso delas e depender da sorte para fechar as contas mensais no verde.

Para conhecer esse universo da economia, conheça as principais informações que todas as pessoas precisam conhecer para entender do assunto.

Publicidade

O que é inflação?

De maneira simples, a inflação no contexto econômico é o aumento generalizado dos preços. A causa para isso acontecer tem diversas raízes. No Brasil, tivemos momentos onde ela superou 

Para medir a inflação na economia brasileira existem alguns órgãos profissionais que levam a sério as análises e funcionam como base para terceiros tomarem decisões importantes sobre os países.

Como por exemplo: uma grande montadora de carros pode decidir ou não por abrir filiais quando seu orçamento é limitado e pode ter que refazer cálculos de investimento, comparando com outras nações.

5 fatores que causam inflação

Dentre as milhares de ações que podem contribuir para a inflação fazer parte da vida dos cidadãos com mais frequência são:

  1. Política Interna: As decisões do governo impactam a de investidores e possíveis players que podem entrar no mercado nacional e trazer consigo um grande investimento.
  2. Política Externa: Quando o país é dependente de outro para a compra de certos produtos e alguma anormalidade atinge este, a inflação de países terceiros incidem diretamente no nosso.
  3. Emissão de papel moeda: Independente do motivo, quanto mais dinheiro em circulação, mas a demanda da população cresce, exigindo mais produção e força a primeira parte da indústria a subirem os preços, criando um efeito dominó.
  4. Escassez: Um exemplo bem fácil de ser analisado é o da gasolina, se o derivado do petróleo para de chegar nos postos, o preço explode se não tiver substitutos viáveis prontos para fazer a troca, como por exemplo, para o elétrico.
  5. Incertezas: Em futuro causando tremores a linha produtiva pode ser sinal de que uma inflação está prestes a surgir, afinal, é um meio de proteger a cadeia produtiva nos piores cenários.

A inflação tem lado positivo?

Apesar de parecer conto de fadas, a Inflação tem lados positivos que precisam ser considerados por você, entre os principais estão:

  • É uma forma de se prevenir em períodos incertos.
  • Quando repassado aos salários, ajuda os trabalhadores a manterem o poder de compra.
  • Pode ser um sinal de grande consumo da população, ou seja, estão tendo mais acesso a bens e serviços do que em anos anteriores.
  • O item anterior também forma um gatilho muito interessante, afinal, com mais consumo, o desenvolvimento econômico da nação também pode ter início com a demanda alta.

Porque a inflação é ruim?

A Inflação ganha uma carga negativa, justamente porque a remuneração dos trabalhadores pode não acompanhar esse desenvolvimento dos preços. Assim, uma pessoa, por exemplo, conseguia comprar 10 produtos com 10 reais, precisa, em um novo cenário, fazer a escolha entre 5 produtos no orçamento dos mesmos 10 reais.

Abrindo mão dos bens, pode levar pessoas a saírem das classes que pertencem e caírem para as mais baixas. Nos casos mais extremos, há um aumento da taxa de pobreza nos países e limitando o desenvolvimento coletivo de uma forma geral.

Nisso, entram instituições com credibilidade como o IBGE que precisam ser cirúrgicos em suas pesquisas. Ajudando na formulação de políticas públicas e no suporte internacional a países que vivem uma endemia inflacionária.

Medidas usadas para conter a inflação

Apesar de serem consideradas boas ou ruins, é preciso entender que toda ação, inclusive a inação, é um fato econômico. Assim, as mais utilizadas pelos governantes no mundo inteiro são:

  • Congelamento de preços: Usando o poder de força, é possível criar mecanismos baseados em lei. Veja o preço oculto dos produtos.
  • Criação de uma nova moeda: Como foi com o Real, é possível utilizar de recursos econômicos para forjar uma nova moeda e de preferência livre dos efeitos negativos da inflação.
  • Parar a emissão de moeda: O papel moeda é sempre um dos principais motivadores, por isso, é comum que seja controlado a sua emissão.
  • Confiscos: Impedir que as quantias na poupança sejam acessadas é uma medida utilizada por alguns governos autoritários que veem na medida é a única possível para aliviar a inflação.

Como você deve ter percebido acima, todas seguem um princípio bem simples, limitar o dinheiro em circulação para que a inflação pare, em teoria, de crescer. Entretanto, a prática vai muito além destas ações porque envolve os três poderes do Estado para trabalhar em harmonia e criando alternativas para os passos após as implementações.

Quais os melhores livros para se aprofundar no assunto?

A Economia tem lados de pensamentos, porém, todos precisam ser considerados antes de você decidir por qual optar, por isso, veja a seguir um mix das principais criações dos melhores economistas da história:

  • Adam Smith: A Riqueza das Nações.
  • Karl Marx e Engels:O Capital.
  • David Ricardo: Princípios de Economia Política e Tributação.
  • Max Gunther: Axiomas de Zurique.
  • John Maynard Keynes: A Teoria Geral do Emprego.
  • Mankiw: Introdução à Economia.
  • Celso Furtado: Formação Econômica do Brasil.
  • Joseph Stiglitz: O Preço da Desigualdade; O Mundo em Queda Livre
  • Paul Krugman: A Crise de 2008 e a Economia da Depressão.

Assim, tente ler todas as opções e criar seu pensamento próprio de como pode ser tomado as melhores decisões econômicas.

Conclusão

Economia é uma ciência extensa e mesmo passando décadas estudando, ainda ficamos a beira de não saber tudo que pode ser capaz de acontecer. Entretanto, conhecer os principais pontos irá ajudar você, depois de ler toda a postagem a compreender melhor esses termos que aparecem na nossa vida muito além das notícias de jornais.

Juntos, a sociedade toda ganha com cidadãos mais ativos na sociedade, onde conhecem a fundo o ambiente em que estão rodeados. Por fim, compartilhe o link para a nossa postagem nas suas redes sociais e ajude a levar mais longe o conhecimento econômico.