Passamos mais tempo em nossa casa do que em qualquer outro lugar em toda a nossa vida. Por este motivo, controlar os gastos que temos nela é uma das melhores maneiras de amortecer a queda dos custos no final do mês. Economizar nas contas de casa nem sempre é fácil por isso, fique com a gente até o fim do post e pare de perder dinheiro! 

Pessoas que sabem controlar suas finanças conseguem fazer uma boa gestão em casa, alcançar seus objetivos financeiros e conseguir metas que jamais poderiam ser alcançadas sem sacrifício. Mas não é uma tarefa simples, são anos aprendendo e modificando os costumes para poder se adaptar.

Assim, reunimos as melhores práticas para você revolucionar as quatro paredes onde você mora e aplicar de maneira simples e eficaz às mudanças.

Publicidade

Gerencie a conta de luz

Uma boa maneira de controlar isso é a partir de dispositivos eletrônicos que não devem estar em Standby, ou seja, ligados na tomada, mesmo estando desligados. Sempre que tiver um tempo livre, passe fiscalizando os aparelhos e se você já está morando em uma casa inteligente, programe seus aplicativos para desligar certos aparelhos em um horário pré determinado.

Pode parecer um pouco entediante no começo, mas com o passar do tempo, você irá adquirir os hábitos de fazer isso automaticamente. Outra grande alternativa é aproveitar as luzes do sol para realizar suas atividades diárias, priorizando as atividades no período onde ele é mais incidente na casa.

Corte o que não for útil

Ter um para raio contra elefantes é tão útil nas nossas vidas quanto alguns itens que compõem nosso cotidiano. Onde controlar nossos impulsos de acumular coisas deve ser deixado por um pensamento mais racional sobre o que está sendo utilizado em nossa vida.

Saber o quanto você realmente pode gastar é o primeiro pilar antes de adquirir qualquer bem ou serviço. A segunda é muito importante questão a ser respondida é você precisa do que está querendo comprar ou é apenas um desejo efêmero?

E, por fim, sua compra vai realmente ser necessária nesse momento ou poderá ser feita em uma realidade mais no futuro? A tríade do pensamento financeiro racional é a melhor maneira de saber o que está sendo relevante e o que não está.

Um exercício que leva dias para ser implementado, por isso, não se espante se demorar um pouco para colocar sua vida nos trilhos.

Controle tudo que for possível

O bom e velho papel e caneta é algo que nunca sai de moda, deste modo, anotar sua rotina ajuda a descobrir gargalos imperceptíveis naturalmente. São tantas contas: 19,80; 20,19; 15,99 que não vão dar em nada no final dos 30 dias, mas esse pode ser seu sonho de conquistar uma viagem dos sonhos indo embora. Aproveite para entender como dividir as despesas entre as pessoas da família.

Para os mais familiarizados, o excel ou calc, dependendo do seu sistema operacional, tem diversas funções e padrões de análise para você aplicar até para a sua casa. Você também pode recorrer a aplicativos que podem fazer tudo para você nesse momento de evolução, podemos citar:

  1. Wally. 
  2. Moni.
  3. Mobillis.
  4. Minhas economias.
  5. Organizze
  6. Guia bolso..

Pare de pagar alguns planos

Se pudéssemos elencar os pecados capitais financeiros mais comuns entre os brasileiros, sem dúvidas o primeiro seria de gastos recorrentes. TV por assinatura, planos de internet, planos de séries são bem interessantes quando estão realizando o seu papel ativamente em nossas vidas.

Assim, muita gente se esquece disso e deixa apenas o gasto vir de maneira passiva e sem se preocupar pois não aparentam um impacto muito grande no bolso. Entretanto, ao ser somada nos meses em que está utilizando pelos benefícios que você tirou proveito nos 365 dias do ano, ou até mais, percebe-se que está perdendo dinheiro e não economizando.

Pague as dívidas

Ao optar pela amortização das parcelas, há muitos bancos digitais e até os tradicionais que oferecem uma série de descontos e até cashback para você antecipar suas dívidas. Caso você já esteja endividado e o nome esteja ou já esta na lista do Serasa, é interessante buscar as negociações.

Certos períodos do ano abrem para que o público participe de feiras de negociação. Tornando uma dívida que antes era gigantesca, seja mais portátil e adaptada para qualquer tipo de bolso.

Resolvendo essas pendências, a chance de melhorar não apenas o número de ligações de cobranças que deixa de receber, mas também possíveis aumentos no score do Serasa para abrir mais portas financeiras para você.

Nunca vá ao mercado com fome

Pode parecer bem simples, mas quando estamos com fome, tendemos a ignorar fatores racionais como o pensamento de longo prazo. Desse modo, mesmo fazendo uma lista de compras, poderá passar despercebido se você pensar no que irá comprar apenas para consumir imediatamente.

Assim, além de ter um controle de tudo que será necessário comprar no mercado, utilize os horários onde está mais tranquilo, talvez após o almoço para raciocinar o que precisará para o mês inteiro.

Essa é uma estratégia bem popular no nosso país, afinal, o mercado é feito para você cair em “tentações”, com marcas chamativas demais que muitas vezes não vão solucionar todos os seus problemas.

Conclusão

Ao passar por cada item, esperamos que você tenha adquirido conhecimentos necessários para poder aplicar na prática e sem qualquer complicação. Dicas como as de redução na conta de luz ao controle acirrado dos débitos e créditos mensais não faz de você uma pessoa mesquinha.

Pelo contrário, fará um outlier aparecer e se destacar da multidão que ainda não administra seu dinheiro de maneira sábia. Um ponto que o Brasil ainda precisa melhorar e muito para alcançar as grandes potências mundiais. Assim, você pode ajudar a levar o conhecimento mais longe. Compartilhe nas redes sociais e veja uma revolução acontecer.