Segundo o IBGE, 7 em cada 10 brasileiros já estão conectados à internet. Essa revolução na comunicação encurta distâncias entre os países que se tornam cada vez mais globalizados e interdependentes. Trabalho remoto pode salvar suas finanças e alavancar a sua carreira.
Facilitando a vida de diversas pessoas que buscam mais liberdade na forma de viver e realizar atividades básicas como o de trabalhar. Entretanto, conseguir um trabalho no exterior pode ser a parte mais simples se você não se preparar para as etapas sucedendo a assinatura do contrato.
Por isso, veja as informações mais relevantes da sua nova carreira internacional e evite perder noites de sono com atitudes fáceis de serem concluídas.
Vantagens do trabalho para o exterior
Há inúmeras vantagens em se trabalhar para o exterior, entretanto, os mais desejados pela maioria dos trabalhadores são:
- Salário dolarizado: Pela moeda norte americana ser o centro das transações internacionais, você tem sempre seu salário ganhando novas realidades com uma moeda que é sempre forte.
- Possibilidade de cidadania: Com a sua popularidade e qualidade das criações aumentando, é comum que se destaque no mercado de trabalho, podendo ser convidado a garantir uma cidadania através do trabalho.
- Cultura: Conhecer outras culturas e diferentes visões de mundo melhoram não só o lado profissional com a criatividade, mas também, o pessoal que ganha diversas características como a de empatia.
Desvantagens do trabalho para o exterior
Como nem tudo são flores, o trabalho no exterior pode ter alguns pontos negativos como:
- Perda de networking: como vivemos no Brasil, na maioria dos casos, a vida inteira, conseguir trabalhos no exterior faz você se dedicar apenas para as ofertas e para a realidade que é necessária lá fora, restringindo possíveis contatos aqui.
- Lazer: Com os horários invertidos, fica mais difícil alinhar lazer com o trabalho e pode ser que enfrente algumas resistências dependendo do lugar onde vive.
- Identidade nacional: mesmo morando no Brasil, o trabalho para outros países exige uma imersão que pode levar você a perder algumas características do país.
- Fuso Horários: Cada país pode ter horários diferentes e isso pode comprometer a sua rotina e o funcionamento do seu organismo por essa troca.
7 pontos que precisam aparecer no seu trabalho à distância
1.Pague os impostos
A malha fina é o terror das pessoas, afinal, não querem ter o CPF bloqueado para realizar algumas atividades do cotidiano como comprar no crediário. Outro grande vilão das transações internacionais é o IOF e pode ganhar menos peso quando utiliza-se um banco focado nessa modalidade de troca financeira.
No mais, é preciso considerar a ajuda de um contador no setor internacional. Apesar de ser um pouco mais caro, ele fará toda essa conexão sem quaisquer problemas para você que mora no Brasil.
2. Criação de CNPJ
Para isso se concretizar, vá até o Portal do empreendedor e selecione a opção de Criar um Mei. Após, entrará em ação um tornado de dados que precisam ser informados tanto de você quanto do empreendimento.
Podendo ou não levar o seu nome e você precisa definir isso antecipadamente. Ou não, no mesmo site, se precisar mudar no futuro, você consegue mudar a sua Razão Social.
3.Quais os melhores sites para trabalhar remoto?
Como trabalhador remoto, você consegue selecionar quantas empresas que seu tempo conseguir administrar. Funcionando até como um meio de proteção contra os encerramentos de contrato que podem acontecer. Entre o universo de sites que ajudam a intermediar você para possíveis contatos são:
- Fiverr.
- Freelancer.
- Upwork.
- Toptal.
4. Invista na sua carreira pessoal
Mesmo com o aumento dos salários, a frase “ quem não é visto não é lembrado” nunca fez tanto sentido na era da atenção que vivemos. Pois, quanto mais você se destaca e aparece para a maior quantidade de pessoas, mais seu serviço pode ser valorizado e ganhar ainda mais valor agregado.
E isso vai muito além de um stories do lado de um famoso, mas na criação e gestão de conteúdo para a sua audiência.
5.Gestão de benefícios
Apesar de diversas empresas oferecerem benefícios no Home Office, não é muito comum, principalmente como contrato PJ. Assim, é preciso organizar as finanças e colocar objetivos para possíveis cenários que não deseja nem nos piores sonhos. Além é claro, de uma reserva de emergência de fácil acesso para con
6.Desenvolver outras línguas
Mesmo que seja uma área rodeada por códigos universais, a conversação é parte fundamental de um trabalho no exterior. Assim, você compromete muito da qualidade do serviço oferecido por não conseguir falar a língua do país onde pretende atuar.
Levando a assimilar a falta de palavras com os projetos entregues e leva muitos freelancers e empreendedores a terem um custo de contratação baixo que acaba compensando por sem em dólar, mas leva a prisão da sua hora de trabalho.
A boa notícia, existem diversos aplicativos e sites ensinando não só o inglês, mas uma diversidade de línguas como o Mandarim, a mais falada do mundo.
7.Inclua-se
O contato com pessoas de diferentes regiões do planeta é muito mais difícil do que parece. Assim, é preciso focar numa área tão essencial como a das relações humanas. Pois, é possível aprender com diversos profissionais e conhecer erros já cometidos por outros e deverão ser evitados por você.
Conclusão
Como deve ter percebido, 7 passos podem ser necessários para você se diferenciar da maioria das pessoas que ainda desconhece o mundo exterior. Quase como fugir da “matrix” é estar sempre atualizado para as demandas e exigências do mundo. Por mais que o trabalho remoto não pareça desgastante ele é! Veja maneiras de se manter concentrado e de bem com a vida.
Com isso em mente, continue lendo conteúdos de qualidade como os que publicamos constantemente no blog. Isso ajuda a levar a vida profissional e pessoal mais m.a sério e depender menos da sorte do que esperar um raio caindo duas vezes no mesmo lugar.
Por fim, compartilhe nossa postagem e marque seus amigos para que mais pessoas conheçam o necessário para trabalhar no exterior de forma remota.