O mundo é rodeado de taxas e custos aparentemente invisíveis, agora começam a serem pressionados pela população exigindo alternativas mais sustentáveis a longo prazo.

Entra em ação a conta essencial que funciona como uma âncora, dando a segurança necessária para qualquer pessoa entrar no mundo financeiro e quem sabe no futuro, a partir da sua própria decisão migrar para outras modalidades.

Entretanto, poucas pessoas realmente conhecem as características da conta essencial e acabam perpetuando a vida no mar de taxas bancárias.

Publicidade

Para te ajudar com esse assunto, conheça de maneira descomplicada, tudo que você precisa saber sobre as contas essenciais e de um fim para as taxas na sua vida financeira.

Como funciona a Conta Essencial?

A conta essencial surgiu de uma determinação que rege cada atributo das operações mínimas obrigatórias, disponibilizadas a partir do Banco Central publicara como  a Resolução Nº 3919.

Isto acontece justamente devido a necessidade da população em conseguir acessar serviços bancários independente da quantia ou dos bens que tem para oferecer às instituições.

Sendo fundamental para democratizar as finanças e permitir que qualquer um deseje e tenha acesso a serviços.

Afinal, não é cobrado 1 centavo sequer para se cadastrar.

Quais os serviços disponíveis na Conta Essencial

A melhor parte é conhecer os seus serviços que são fáceis de serem acessados como:

  • Cartão de débito e você pode separá-lo do cartão de crédito sem problemas, afinal são coisas diferentes e que geralmente chegam a sua casa de maneira unificada.
  • Segunda via gratuita exceto em casos de roubo, perda ou danos.
  • Até quatro saques em terminais de atendimento ou guichês.
  • Emissão de dois extratos mensais.
  • Até 10 folhas de cheque.
  • 2 transferências para contas da mesma instituição todo mês.
  • Retirada de extrato consolidado

Como o Pix até o momento é gratuito e não há limites para pessoa física, muitos bancos já oferecem transferências instantâneas na conta essencial também.

Vantagens da conta essencial

Os principais aspectos que fazem as pessoas brilhar seus olhos em relação a conta essencial são:

  • Simplicidade: A conta recebe o nome de essencial por este motivo e você apenas usa o mínimo para estar integrado ao sistema bancário nacional.
  • Agilidade: Com menos serviços em comparação a outras modalidades de conta, a conta essencial pode poupar grande parte do seu esforço que estaria sendo usado de forma desnecessária para outros tipos.
  • Custo: Não é preciso pagar nenhuma mensalidade para aproveitar as funcionalidades que são um direito seu.

Como nem tudo é perfeito, conheça as principais desvantagens a serem consideradas na conta essencial.

Desvantagem da conta essencial

Conhecer as desvantagens não é necessariamente um caminho para sentir-se desanimado no meio do caminho, mas se preparar quanto aos pontos que você não terá um acesso fácil com a conta essencial, veja:

  • Poucas opções: Por ser essencial, é difícil querer o mundo de funcionalidade como um canivete suiço.
  • Limitações: Como é gratuito, os bancos limitam sua atuação para apenas o básico que é exigido pelo Banco Central.
  • Integração: Infelizmente, com a conta essencial fica difícil integrar outras ações que você pode estar acostumado a fazer como usuário fiel ao sistema bancário.

Pronto para embarcar nessa jornada da conta essencial? Veja o que é preciso para abrir uma diretamente com o banco que usa:

Como posso abrir uma Conta Essencial?

Caso você já tenha uma conta corrente e queira migrar para a Conta Essencial, entre em contato imediatamente com a gerência do seu banco para agilizar esse processo que pode ser feito sem a necessidade de ir até as agências físicas

Outro caminho muito utilizado por diversos usuários é o de entrar em contato com o suporte do banco pelos canais de atendimento.

Ultimamente, com a diversidade de modos, ficou muito mais simples você exigir os seus direitos das mais variadas formas possíveis.

Feito a solicitação, aguarde alguns dias úteis para verificar se as atualizações foram feitas conforme a sua demanda.

O Banco não quer me oferecer, como proceder?

Os bancos que se negarem a oferecer este tipo de aplicações podem sofrer as sanções cabíveis para se adequar às normas que o próprio Banco Central estabeleceu.

Assim, um excelente caminho é procurar um advogado da sua confiança e que esteja na especialidade financeira para te auxiliar com os próximos passos

Além de você correr atrás dos seus direitos, com um bom advogado é possível conseguir danos morais por todos os problemas que você está tendo com o banco.

Vale lembrar que, sempre consulte o registro desses profissionais no site da OAB para se certificar da pessoa em questão está condizente com a realidade.

Quais outros tipos de conta existem?

Depois de ler tudo sobre as contas essenciais, é normal, tentar se aventurar por outras opções para tirar a prova real de quais são as melhores para sua rotina, assim, podemos dar destaque as seguintes:

  1. Conta de pagamentos: As contas de pagamento fazem parte dos bancos digitais que tomaram conta da vida do brasileiro dos últimos anos e são outra grande opção quando integradas com o Pix
  2. Poupança: A tradicional caderneta também é um excelente refúgio para você que busca segurança das suas aplicações e um meio de fácil acesso para possíveis retiradas.
  3. Renda fixa: Com a facilidade que o tesouro direto vem proporcionando para a sociedade, ficou muito simples colocar seu dinheiro guardado para render e se possível retornar acima da taxa de inflação.
  4. Carteiras digitais: Entre as principais estão Google Pay e Apple Pay que universalizam seus meios de pagamento em uma mesma plataforma de fácil ação e pagamentos a distância.

Conclusão

Independente do método a ser utilizado, é interessante agilizar o seu processo de adesão para aproveitar tudo que cada uma das opções tem a oferecer.

Caso mantenha o posicionamento para conseguir independência a partir das contas essenciais, verá de perto o quão forte é o poder do consumidor de cobrar as instituições bancárias em democratizar o acesso à qualidade.

Assim, o futuro reserva muitas novidades com o número de pessoas financeiramente conscientes vem aumentando de maneira exponencial e você está no caminho para aproveitar tudo e sem pagar por isso.

Outro ponto muito importante é compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam participar dessa revolução.