Um queridinho entre os consumidores, o cartão de crédito é muito solicitado, mas precisa ser usado com planejamento e conhecimento sobre a administradora de sua escolha para saber quais tarifas ela enquadra junto aos benefícios.  Veja nossas dicas e corra dos juros do cartão

Para evitar que o cartão acumule dívidas, precisa haver coerência sobre compras efetuadas e pagamento da fatura. Cada operadora trata a questão de cobrança com base em suas informações pessoais.

O que são juros de cartão de crédito

Os juros de cartão de crédito são o valor que a financeira que administra cobra por não ter recebido o pagamento dentro do prazo de vencimento. Essa situação acontece geralmente pelo usuário não saber que ao deixar de efetuar o pagamento acarretará uma dívida cumulativa a longo prazo. 

Publicidade

E para evitar esse tipo de ocorrência em sua vida financeira, o melhor é que quando você precisar utilizar esse recurso, tenha em mente que a fatura precisa fechar em um valor cabível ao seu orçamento.

Como funcionam os juros do cartão

Ao parcelar uma fatura, ou caso você realize um pagamento após o vencimento, as tarifas de juros cobradas serão exorbitantes. A Agência Brasileira de Defesa do Consumidor informa que os juros anuais podem chegar até 875%. 

Essa porcentagem varia de acordo com a administração da bandeira do seu cartão, e também o perfil do usuário.

Um dos maiores índices de endividamento das famílias brasileiras, por exemplo, é o cartão de crédito.

Por que os juros são altos?

Os juros do cartão de crédito que acumulam pela falta de pagamento sofrem encargos como multa por atraso em 2% ao mês e os juros de mora, além disso existe o juros rotativo, que irá variar de valor entre financeiras.

Vale a pena pagar o mínimo da fatura?

A falta de quitação da totalidade do boleto, gera uma tarifa chamada crédito rotativo. A dívida passa para o mês seguinte com custos bem elevados em torno de 12,5% a.m. ou até mais dependendo do banco ou administradora da bandeira do cartão. Esta porcentagem irá ser acrescida mês a mês até a totalidade ser quitada.

Descubra a taxa do seu cartão

Algumas administradoras de cartão cobram alguns tipos de serviços, como:

  • Anuidade;
  • Saque;
  • Pagamento de contas;
  • Avaliação emergencial de crédito;
  • Emissão de segunda via do cartão.

Algumas informações adicionais sobre quais as taxas devidas e comparação entre administradoras podem ser mostradas em alguns canais como: ABECS (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços); Banco Central e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Existe limite máximo para os juros do cartão?

Em 2003 foi revogada a determinação de cobrança deveriam chegar até no máximo 12% de juros, hoje os bancos em geral são livres para que adotem as taxas de juros em que obtenham benefício próprio e que seja de certa forma atrativa aos olhos do cliente.

Quais os tipos de juros do cartão de crédito

Os principais tipos de juros que incidem o cartão de crédito são os seguintes:

  • Rotativo;
  • Parcelado;
  • Mora;
  • Multa por atraso.

Juros rotativo

O juro rotativo incide sobre um tipo de empréstimo quando o cliente não paga em totalidade o valor da fatura dentro do prazo de vencimento. Este valor passa a ser cobrado novamente no mês seguinte acrescido deste juro que é estipulado pelo banco de origem.

Este serviço você não precisa solicitar, está incluso em todos os cartões de crédito, e fica automaticamente disponível quando a fatura não é quitada, gerando um valor muito acima da cobrança do que foi utilizado. 

Juros parcelados

Antecipadamente, analise outra opção antes de parcelar sua dívida com o cartão de crédito. O parcelamento da fatura acarretará pela diminuição do seu limite por um tempo, até que todas as parcelas estejam quitadas. 

IOF

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), é um imposto federal tanto para PF quanto para PJ em qualquer operação financeira.

Ele é cobrado, por exemplo, se o cliente não efetuar o pagamento da fatura até a data do vencimento, pois entrará no crédito rotativo e este é uma transação financeira.

Anuidade

A tarifa principal do cartão de crédito é a anuidade que é cobrada para efeito de manutenção dos serviços disponíveis. Quanto maior os benefícios que a administradora oferecer, mais caro esta tarifa fica. 

Algumas operadoras oferecem a isenção desta tarifa caso seja utilizado um valor “X” por mês que é uma vantagem a ser analisada. 

Entenda como é calculado os juros do cartão

O cálculo dos juros do cartão de crédito é feito da seguinte maneira: a soma do juro rotativo, parcelado, IOF, Mora, multa por atraso e assim somar todos estes encargos com as porcentagens correspondentes ao valor respectivo da fatura. 

Aprenda como evitar pagar juros do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado por oferecer alguns benefícios em milhas, cashback entre outros, mas tem que ficar atento nas informações que os contratos descrevem sobre a utilização.

Regule seu limite de crédito de acordo com seus proventos e por fim, crie uma planilha financeira onde ficará claro o quanto você já gastou no mês para que não haja gastos desnecessários evitando um desgaste financeiro. 

Evite deixar de pagar a fatura em dia, pois gera os juros do cartão de crédito que te fará perder oportunidade de equilíbrio financeiro, pois são progressivos.

Pagar a fatura em dia

A primeira e melhor opção para evitar juros é o pagamento em dia da sua fatura no valor total da utilização. Evitará todos os encargos, e a liberação do limite é feita imediatamente após a compensação do pagamento.

Evitar a parcela mínima

Aquele pagamento mínimo que a administradora do cartão lhe oferece, equivale a 15% do valor total da fatura. E irá acarretar todos os juros correspondentes a este serviço.

É este financiamento automático que pode ser feito diretamente sem que você faça um aceite no início da dívida, pois quando o serviço é contratado, você assina dando autorização para este uso.

Fique atento às próximas faturas

Planeje o pagamento de suas contas em um mesmo dia, caso isso não seja possível, reserve um local de sua casa ou escritório para que seja rotineiro verificar quais contas precisam ser pagas. Se atente às datas, ao valor cobrado, e aos encargos descritos.

Aprenda sobre educação financeira

As operadoras de cartão de crédito são as que cobram os maiores juros no Brasil, equiparando com o resto do mundo.

Estudos apontam que em média em países da América latina por exemplo a taxa de crédito rotativo não chega a 50%, já no Brasil atinge a marca dos 352,76%.

Os juros de cartão de crédito é o mais perigoso, pois a dívida rotativa não para de crescer uma vez que não paga até o vencimento.

Mas calma, que este tipo de serviço não é um vilão. Ele pode ser um aliado por conter benefícios como: programas de fidelidade que geram milhas, descontos em redes parceiras e tantas outras opções vantajosas para o consumidor aproveitar.

Por isso leia atentamente o contrato, tenha cautela na sua vida financeira, priorizando sempre os pagamentos em dia, fazendo planilha de gastos. Isso facilitará um controle maior e um planejamento de conquistas futuras.