Certamente, comprar é algo que se faz muito presente no nosso dia a dia, cerca de tudo que consumimos possui valor, o tênis que usamos, a mochila para a escola, as compras feitas no supermercado, os serviços de streaming, citar todos os produtos e serviços que são consumidos diariamente demanda bastante tempo, visto que são inúmeros.

Ao realizar suas compras, é bem provável que você observe os meios de pagamento, podendo utilizar dinheiro e até mesmo usar um cartão de crédito. Estas são algumas das formas de pagamento mais comuns utilizadas. No entanto, com o avanço da tecnologia, as formas de pagamento estão se expandindo cada vez mais e talvez você conheça algumas delas.

Nesse sentido, a seguir você conhecerá mais sobre o que são as formas de pagamento e suas principais.

Publicidade

O que são as formas de pagamento?

As formas de pagamento são meios encontrados pela empresa de oferecer diferentes possibilidades para que seu cliente pague pela compra. Há umas décadas, seria possível realizar pagamentos apenas com dinheiro em espécie ou até cheque. 

Entretanto, as opções evoluíram bastante para o uso de métodos como cartões de crédito e débito, transferências bancárias, boletos e até os famosos pagamentos digitais.

Nos dias de hoje, moedas e cédulas ainda possuem lugar no mercado, porém o consumidor tem acesso a mais formas de pagamento seguras e prática para suas compras.

Quais os tipos de pagamento?

Existem diversos tipos de pagamento diferentes, veja alguns deles:

À vista

O pagamento de uma compra à vista, em resumo, é pagar o valor todo de uma única vez, seja em dinheiro, cartão de débito ou crédito, boleto bancário, entre outros meios, nos quais não tenha nenhum outro tipo de parcelamento.

Parcelado

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, cerca de 2/3 de todas as operações realizadas com cartões de créditos são feitas a prazo. 

Essa, sem dúvidas, é o método de pagamento mais optado pelos brasileiros, possuindo motivos de uso bem variados: seja a indisponibilidade do recurso em mãos ou até a sensação das parcelas pesarem menos ao cliente além da possibilidade de poder realizar bem mais compras de uma vez só. Geralmente o pagamento parcelado é aquele em que o seu valor total é dividido em parcelas, cobrando taxas de juros, impostos, multas e outras exigências fiscais.

Quais são as formas existentes?

Algumas das formas mais conhecidas de pagamento no mercado de compras e vendas da atualidade brasileira:

Cartão de crédito

Como mencionamos, o cartão de crédito é a forma de pagamento queridinha dos brasileiros, sendo um campeão nas compras online, o que a torna indispensável nos negócios digitais.

Nas redes de varejo, seus consumidores o utilizam bastante devido a sua possibilidade de parcelar a compra, além de trazer facilidade a quem deseja controlar os gastos através da fatura. Além disso, ele torna possível o efeito mental de “comprar agora, pagar depois”, que é um fator que até faz muitos se afundarem, quando não há cautela.

Cartão de débito

O cartão de débito é oficialmente o substituto oficial do dinheiro físico para os consumidores e possui como uma das suas principais vantagens a sua segurança e praticidade ao realizar compras.

Apesar de ser mais utilizado no PVD, teve um enorme crescimento nas compras online. Um ponto negativo do débito no e-commerce é sua etapa adicional de digitar a senha ao realizar o checkout, além de que muitas plataformas não memorizam os dados do cartão de débito, por questões de segurança.

Boleto

Sendo uma forma de pagamento bastante popular no e-commerce, o boleto bancário certamente é o mais burocrático da lista. Para usá-lo, basta possuir convênio com um banco para que seu boleto seja emitido com um código de barras e número, na qual permite que o cliente pague do jeito que preferir.

Um modo mais prático de fazer o pagamento é através do site ou aplicativo do banco (carteira digital). Porém, ainda assim é possível pagar por meio do caixa eletrônico ou casas lotéricas.

Dinheiro

O dinheiro em espécie ainda é bastante utilizado mesmo com a popularização do dinheiro plástico, que é um ótimo substituto pela praticidade. Todavia, ainda é muito utilizado pela população sem banco e em estabelecimentos que tem um ticket médio baixo.

De acordo com o Instituto Locomotiva, em sua pesquisa publicada em 2019 na Época, o Brasil tem mais de 45 milhões de cidadãos com banco. E não são poucas as pessoas sem conta em banco ou acesso a serviços financeiros.  

Cheque

O cheque é uma forma de pagamento que não tem sido mais tão utilizada. Porém, ainda assim, pode ser uma ótima opção para emergências. No entanto, é recomendado que se ande apenas com até duas folhas do talão no bolso, pois ele pode ser facilmente fraudados em casos de roubo.

Para garantir que seu dinheiro seja sacado apenas pelo beneficiário, é recomendado fazer duas linhas diagonais no verso do seu talão. Além de que é ideal que sempre seja certificado se há dinheiro na conta e evitar ao máximo cheques pré-datados.

Pix

O Sistema de pagamentos instantâneos ofertado pelo banco Central, o famoso Pix, é um meio de pagamento que tem sido bastante promissor. Além de fazer parte dos pagamentos digitais mais populares do momento, ele permite que o indivíduo faça pagamentos à vista em segundos e o dinheiro é recebido imediatamente.

Para isso, basta utilizar uma chave PIX, que pode ser gerada no aplicativo do cartão, sendo até utilizada como chave por alguns o e-mail, número de telefone e CPF/CNPJ. Além disso, também há a possibilidade de gerar um QR Code.

Transferência

Um método bastante simples, a transferência bancária para ser feita basta que o cliente deposite ou transfira o valor para a conta da empresa. Após isso, será necessário enviar o comprovante da transação feita.

Sendo livre de taxas a quem recebe o pagamento, além de poucas horas depois o dinheiro estar na conta, ao depender do horário em que a transferência foi realizada, pode demorar até um dia. Por ser ainda pouco automatizada, é uma alternativa que vale a pena caso você não tenha muitas transações por dia ou que ofereça alguma oferta exclusiva.

Crediário

O crediário é uma espécie de financiamento disponibilizado ao consumidor, que é usada em pagamentos de compras parcelas. Em geral, costuma ser concedido mediante a análise de crédito, e o pagamento é dado através de um carnê.

No crediário, quando você finaliza sua compra na loja, você terá informação de quanto vai pagar em cada uma das suas parcelas e o vencimento delas.

TED

Em grande parte dos bancos, os TEDs podem ser realizados por meio dos caixas eletrônicos, internet, telefone e até mesmo diretamente do banco, na mesa de um gerente ou em seu caixa.

Em transações realizadas sem intervenção humana o custo costuma ser menor, além de ter pacotes de tarifas com isenção de TED ao depender da quantia que o cliente possui na sua conta.

Para transações feitas pelo gerente, é preciso ter autorização para o TED, sendo um modo utilizado pelo banco para evitar fraudes e garantir a segurança.

DOC

Documento de Ordem de Crédito (DOC), basicamente é um tipo de transferência para aqueles que querem enviar dinheiro de um banco para outro, com um limite máximo de R$4.999,99.

Pode ser realizado em centrais de atendimento do mesmo modo que pode ser feito por internet banking.

Ademais, este meio de pagamento compõe a cesta de Serviços Essenciais do Banco Central, ou seja, para que duas transferências desse tipo sejam realizadas, não é preciso contratar um plano juntamente ao banco e até pagar por qualquer valor dado a ele.

Whatsapp Pay

Esta ferramenta de pagamentos, criada recentemente pelo WhatsApp, é uma alternativa de pagamentos ofertada pela empresa, que oferece o envio de dinheiro através de transferências dentro do próprio app.

Sua principal ideia é facilitar os pagamentos de rotina através das conversas do WhatsApp. Deste modo, será possível fazer transações com cartões de bandeiras Mastercard e Visa.

Qual a melhor forma de pagar as minhas contas?

Existem diversas formas de pagar as suas contas, a melhor depende muito dos seus objetivos e do que você considera benefício! Veja bem:

Devo pagar tudo à vista

O ideal é que as contas sejam sempre pagas à vista! Pagar o valor cheio de uma fatura pode parecer um sufoco. Mas essa prática pode trazer alguns benefícios, como descontos e não precisar financiar com juros nos parcelamentos.

É indicado o pagamento à vista, principalmente, quando estas taxas são altas. Quitar dívidas à vista pode tirar um volume maior de dinheiro do bolso, é preciso moderar para não acontecer imprevistos a curto prazo.

Diversificar ajuda o planejamento

Se você deseja se planejar financeiramente, é possível explorar os diversos meios de pagamento oferecidos atualmente, a depender do serviço ou produto que você precisa, visto que nem todos são ofertados em um único lugar.

Sendo assim, analise cada uma dessas formas de pagamento atentamente para que você possa criar um planejamento devidamente.

Melhor forma para meu negócio

Certamente, caso você possua sua própria empresa, o tipo de pagamento mais benéfico, definitivamente são aqueles que são realizados na hora, o qual o valor é pago por inteiro. Estes são o caso do cartão de débito, Pix e o boleto bancário, tendo como ponto negativo o tempo de processamento, no caso do boleto.

Conclusão

Portanto, não restam dúvidas que as formas de pagamento têm crescido cada vez mais, com maiores possibilidades e ofertas, a fim de favorecer aos clientes que fazem uso delas diariamente.

Sendo assim, se você quer contratar algum tipo de serviço ou só quer fazer as suas compras do dia a dia com maior praticidade e segurança, todos os métodos que trouxemos aqui são excelentes alternativas, bastando se ater às formas de pagamentos que atendam às suas necessidades.