Os cartões de crédito em todo o mundo são o principal meio de pagamento. No Brasil isso não é diferente, fazendo com que esse meio de pagamento seja bastante reconhecido por todas as pessoas. Entenda tudo sobre a anuidade do cartão.

Ter cartão de crédito com bons programas de benefícios é uma excelente forma de acumular dinheiro. Milhas, Cashback e vários descontos incríveis. No entanto, existe uma tarifa que é cobrada durante esses serviços.

A tarifa anual que é cobrada pelos cartões de crédito se chama anuidade e ela pode ter diversas peculiaridades diferentes. Continue a leitura deste artigo e aprenda tudo sobre a anuidade e como ela pode ser importante durante a sua vida financeira.

O que é a taxa de anuidade

A taxa de anuidade não passa de uma cobrança que é feita pelos bancos em uso dos seus cartões de crédito. Ou seja, dependendo do cartão de crédito, existe uma taxa anual a ser paga para que você possa utilizá-lo.

A maioria dos bancos que cobram essa taxa já o deixa explicitado no início do contrato e também deixa claro que isso é para que o cliente continue conseguindo usufruir de benefícios oferecidos, como acúmulo de pontos, acesso às salas VIPs seguros e algumas assistências de algumas bandeiras.

Segundo o banco central, é permitido cobrar anuidade. Ele estabelece que a cobrança deve ser feita a cada 2 meses e deve estar claramente divulgada antes do cliente conseguir assinar aquele cartão de crédito. Existem cartões de crédito tão legais que a novidade chega a 1500 BRL.

No entanto, em alguns outros cartões de crédito, é até fácil eliminar essa taxa. Você sabia disso? Continue a leitura e aprenda tudo sobre anuidade para que você saiba como agir quando for cobrado.

Como funciona a anuidade do cartão de crédito

Saber como funciona a anuidade do cartão de crédito pode ser um desafio, especialmente quando as informações não são amplamente divulgadas pelos veículos de comunicação. O banco também não te dá as informações corretas e por isso, é preciso estar bastante atento quando se fecha negócio com qualquer instituição financeira. Segundo o banco central, apesar de essa tarifa ser responsabilidade das instituições financeiras, é preciso estar atento aos benefícios que cada cartão oferece em relação à anuidade.

Continue a leitura e veja muito mais sobre anuidade para que você possa estar completamente informado quando precisar lidar com ela.

Para que serve a anuidade?

A anuidade é utilizada para pagar a manutenção do seu cartão de crédito. Assim, ela permite que o seu cartão funcione e opere da forma como ele é usualmente operado. Cada bandeira do cartão de crédito faz a sua própria cobrança.

Como é cobrada a anuidade

A cobrança da anuidade vai depender de banco para banco. É muito comum que a maioria deles ofereçam a tarifa dividida em até 12 parcelas sem juros. No entanto, existem os que oferecem anuidade totalmente gratuita, outros que oferecem durante alguns usos e os que oferecem o primeiro ano grátis.

Quando a anuidade pode ser cobrada

A unidade pode ser cobrada em diversas circunstâncias, mas é bom que ela esteja explicitada antes da decisão do cartão. Se você assinou um cartão que tem anuidade, ela pode ser cobrada a partir do primeiro mês de uso do seu cartão.

Entretanto, é preciso estar atento às regras do seu cartão de crédito, ou seja, alguns deles até possuem isenção de meses que você não utilizou o cartão e você apenas paga a anuidade quando utilizar. No entanto, tudo o que você precisa sobre a anuidade deverá procurar com as diversas instituições financeiras. Assim, poderá escolher o que é mais benéfico para o seu financeiro.

Tipos de anuidade do cartão

Como dito anteriormente, existem diversas formas de cobrar anuidade e diversos tipos de anuidade. Confira algumas delas abaixo, para que você esteja mais inteirado acerca do assunto:

Anuidade gratuita

Esse tipo de anuidade não tem preço. Ou seja, o seu cartão é totalmente gratuito, pelo tempo que o banco disser que ele é. Sendo assim, não existe cobrança por nenhum serviço que você utilize do cartão.

Anuidade diferenciada

Anuidade diferenciada é caracterizada pelas parcelas mais acessíveis, já que consegue fazer com que você pague a anuidade dividida em 12 vezes.

Anuidade dependente

Como o próprio nome da anuidade dependente sugere, ela é cobrada assim que você utiliza o seu cartão de crédito, ou seja, apenas se você estiver utilizando naquele mês o pagamento da parcela será cobrado.

Anuidade convencional

Esse tipo de anuidade é o mais famoso de todos, é a famosa anuidade. É normal que você pague em até 3 vezes ou à vista.

Anuidade especial

A anuidade especial faz com que o pagamento seja diluído em todos os meses do ano. Para que você não precise desembolsar todo o dinheiro de uma vez, assim como na diferenciada.

Quando a anuidade não pode ser cobrada

Em algumas situações, a anuidade não pode ser cobrada, então vale a pena estar atento para que você entenda se no seu caso isso pode acontecer ou não. Se o seu cartão foi roubado, furtado, teve compras suspeitas ou até passou da validade a anuidade não pode ser cobrada.

Uma vez que o cartão está bloqueado, ele não pode ser utilizado logo, é proibido que o banco cobra anuidade. No entanto, alguns bancos continuam cobrando durante os períodos e isso é contra o código de defesa do consumidor. Portanto, se isso acontecer com você, entre em contato e peço o estorno da fatura.

Se a instituição, mesmo assim, insistir em fazer a cobrança, você deverá procurar os seus direitos legais para que esse valor seja restituído. Afinal, isso é um grande ferimento ao código de defesa do consumidor.

Como descobrir o valor da anuidade do cartão de crédito

O valor da anuidade do seu cartão de crédito irá depender de banco para banco. Como dito anteriormente, cada banco tem a sua anuidade, que é explicitamente colocada antes de você assinar qualquer tipo de contrato de crédito. Além disso, alguns cartões de crédito oferecem anuidade gratuita e muito útil.

Outros oferecem uma anuidade paga, mas com benefícios incríveis. No entanto, saiba que a maioria dos cartões que oferecem anuidade gratuita não tem tantos benefícios como os que tem anuidade paga. Ou seja, esqueça o Cashback e os programas de acumular milhas.

Como negociar o valor da anuidade

Você sabia que é possível negociar com o seu banco o valor da sua anuidade? Pois é, negociar o valor é mais fácil do que você imagina. Além disso, lembre-se sempre que se você estranhar qualquer tipo de valor na sua fatura, muitas das vezes ele tem a ver com anuidade.

O valor é cobrado de forma automática na maioria das vezes. No entanto, ele pode ser negociado em algumas formas. Ligue para o seu e faça essa negociação mencionando algumas coisas importantes. Entre essas menções, você pode falar que utiliza bastante o cartão e que gostaria de fazer uma redução da anuidade. Utilize o cartão por 1 ano e tente no próximo ano. Fazer essa negociação, fazendo assim que grandes chances existam da sua taxa abaixar.

Como funciona um cartão de crédito sem anuidade

Os cartões de crédito sem taxa de anuidade funcionam, assim como outro cartão qualquer. Neles, você pode ter um limite de crédito até que alto ajustado periodicamente de acordo com os seus ganhos anuais. As bandeiras mais famosas, como Visa e Mastercard, normalmente oferecem o cartão de crédito sem anuidade.

A partir disso, é permitido fazer todas as coisas que se fariam em um cartão de crédito que possui anuidade, como parcelamentos e até mesmo programas de fidelidade e pontuação. Graças ao desenvolvimento da tecnologia dos bancos virtuais, já não é necessário ter anuidade.

Isto porque os custos que antigamente iam para a manutenção de lugares que tradicionalmente seriam agências agora são digitalizados. Por isso é interessante que você verifique os bancos digitais que sempre tem bastantes opções de cartões sem anuidade.

Cartão sem anuidade é mesmo gratuito?

Para que você não seja surpreendido com cobranças, é interessante que você saiba tudo sobre o seu próprio cartão de crédito. Sendo assim, se informa acerca de custos de serviços de manutenção de conta e atendimento ao cliente. Pois muitos cartões não oferecem anuidade e mesmo assim, oferecem cursos, custos exorbitantes em outras coisas dentro do banco.

É importante que você esteja atento também se existe taxa de transação dentro do seu cartão de crédito ou se existem muitos juros de acordo com os parcelamentos e faturas atrasadas. Além disso, é importante ler muito bem o acordo do cartão de crédito antes de assinar contrato.

Para que você não gaste dinheiro a mais sem o motivo, é interessante que você esteja bastante atento às taxas de juros. Não apenas taxas de juros. Quando você faz um parcelamento, mas também quando você atrasa as suas próprias faturas do cartão de crédito por puro e simples esquecimento. Ao esquecer-se de pagar uma conta, você pode acabar devendo muito mais dinheiro do que poderia se colocasse tudo em uma agenda.

Confira agora um pouco mais sobre essas taxas de transação e de juros, para que você fique mais inteirado.

Taxa de transação

A taxa de transação não passa de uma pequena taxa cobrada por alguns cartões que cobre qualquer transação feita no mesmo. Sendo assim, cada compra que você fizer terá uma taxa sobre ela que normalmente se refere ao valor da compra dividido por algum valor. Você precisa estar bem atento. Onde assinar contrato é esse tipo de taxa.

Hoje em dia, a maioria dos cartões, mesmo com anuidade gratuita, apenas cobram essa taxa de transação no que se refere a compras internacionais. No entanto, nunca é demais estar atento.

Taxa de juros

Como dito anteriormente, as taxas de juros podem vir quando você faz o parcelamento de uma compra ou quando você atrasa uma fatura. Por isso é bastante interessante que você esteja atento a quais são os benefícios do seu banco.

Melhores cartões sem anuidade

Atualmente, diversas opções de cartão de crédito sem anuidade estão disponíveis no mercado. Como dito anteriormente, as fintechs ou bancos digitais são os que normalmente oferecem mais cartões, sem anuidade. Continue a leitura para ver alguns dos cartões sem anuidade mais interessantes do Brasil.

Nubank

Com a função de construção de crédito e um limite baixo que pode ser construído ao longo dos tempos, o cartão da Nubank tem impressionado diversos consumidores brasileiros. Além disso, esse cartão não tem anuidade nem custos de serviço.

Cartão de Crédito Nubank

Nubank

  •  Internacional
  •  Visa

SOLICITAR AGORA

Picpay

O PicPay tem conquistado clientes pela sua praticidade e design inovadores. Entretanto, a maioria das pessoas não sabem que ele oferece um ótimo cartão de crédito sem taxa de anuidade, com diversos serviços de Cashback e descontos.

Cartão de crédito Picpay

PicPay

  •  cashback
  •   negativados

Solicite agora

Santander

O cartão Santander SX está entre os ótimos cartões sem anuidade atualmente. Esse cartão com limite inicial de 250 BRL, pode dar bastante o que falar. Se você precisa de um crédito de fácil aprovação, sendo uma idade com bastantes benefícios, com certeza essa é uma opção a se pensar.

Cartão de crédito Santander SX

Santander SX

  •  Parcelar fatura
  •   Saque do limite
Solicite Agora

Conclusão

Para concluir, é importante ressaltar que você não deve ter muito apreço por um único cartão de crédito, afinal, as anuidades estão sempre mudando de acordo com a concorrência do banco. Portanto, procure sempre a oferta que mais lhe beneficiar.

Esteja atento também aos programas de benefício de acordo com o preço da anuidade. Afinal, essa jogada de marketing de colocar uma anuidade alta e dizer que tem diversos programas de benefício nem sempre corresponde à realidade. Muitos bancos não valem a anuidade que cobram, portanto, é necessário uma análise completa que realmente reflita acerca desse tema.

A anuidade é só uma questão de escolha. Como você pode ver durante todo esse artigo no mercado existem diversas formas diferentes de conseguir serviços financeiros sem precisar pagar. Então apenas paga anuidade, quem quer estar disposto por conta de algum programa de benefícios específico.

Por fim, não deixe de comentar nesse artigo que você achou de compartilhar com todos os seus amigos para que eles também consigam obter anuidades excelentes. Além disso, não deixe de dar uma vista de olhos em todos os outros artigos do blog em que falamos sobre anuidade, cartões e muito mais.